BNDES Periferias
A iniciativa BNDES Periferias reúne diversas formas de atuação do BNDES vinculadas ao apoio a periferias urbanas e sua população, trazendo um novo olhar para a diversidade e redução das desigualdades.
Chamada permanente do Fundo Socioambiental
São elegíveis propostas relacionadas à inclusão produtiva urbana em favelas e periferias em três frentes, que podem ser apresentadas de forma isolada ou combinada, à exceção da ação “Resiliência Climática da Periferia” da frente “BNDES Periferias Verdes”, que sempre deve ser combinada com outra ação ou frente, a saber:
Polos BNDES PeriferiasAções voltadas para a implantação (construção ou revitalização) de polos adaptáveis, em territórios periféricos, para integração e ações coletivas visando apoio à geração de trabalho e renda por meio da promoção do empreendedorismo, em diferentes temáticas, inclusive de inovação e economia da cultura, entre outras. Além da infraestrutura física, os espaços deverão estar devidamente equipados para viabilizar as ações no local. Cada polo corresponde a um conjunto de funcionalidades e usos, possibilitando customizações definidas coletivamente pelas comunidades com base nas suas potencialidades e vocações. De forma acessória, o polo pode acomodar outros espaços para oferta de serviços variados, como, por exemplo, incubação de cooperativas e centro de convivência local
BNDES Periferias EmpreendedorasApoio para empreendedores e potenciais empreendedores, prioritariamente mulheres, jovens e população negra, com o objetivo de melhoria de seus negócios, ampliação dos seus mercados e acesso a financiamento, por meio das seguintes ações:
- Elaboração de diagnóstico com mapeamento de empreendedores e oportunidades de negócios;
- Capacitação (técnica e em negócios), mentoria e aporte de recursos de capital semente para os empreendedores.
BNDES Periferias Verdes: Apoio para projetos de recuperação, conservação e preservação do meio ambiente com foco na inclusão produtiva da população local por meio das seguintes ações:
- Economia Circular Apoiar novas oportunidades de negócios que proponham soluções para revisão da vida útil e reaproveitamento dos materiais ou alimentos;
- Agricultura Urbana Promover a produção agropecuária urbana e periurbana, bem como a produção de plantas medicinais, aromáticas, ornamentais ou fitoterápicas desenvolvidas pela população local; e
- Resiliência Climática da Periferia Melhorar a capacidade de uma favela ou comunidade urbana de antecipar e gerenciar os impactos climáticos, minimizando seus danos e permitindo a recuperação e a transformação do território depois da ocorrência de eventos climáticos extremos.
Destaca-se que nas frentes “Polos BNDES Periferias” e “BNDES Periferias Empreendedoras” não serão apoiadas ações voltadas para qualificação profissional com foco em empregabilidade.
No caso da frente “BNDES Periferias Empreendedoras”, as capacitações deverão contemplar formação técnica dos empreendedores e gestão do negócio, mas poderá ser dispensada uma das ações de capacitação (técnica e em negócios), se for devidamente justificada na proposta.
Na ação “Resiliência Climática da Periferia” o projeto deve ser alinhado com eventuais ações do Poder Público.
Quem pode solicitar
Pessoas jurídicas de direito privado sem fins lucrativos.
Os projetos também podem ser apresentados por duas ou mais organizações que atuam em parceria em um dado território, sendo que uma delas será a líder do projeto (organização líder) e responderá por todas as informações a serem apresentadas ao BNDES. A organização líder será a cliente junto ao BNDES.
Participação do BNDES
A participação do BNDES será de até 50% do valor do investimento, sendo necessária, portanto, a contrapartida de, pelo menos, 50% do valor do investimento.
Investimento total mínimo
R$ 5 milhões (valor total do projeto), incluindo a contrapartida.
Requisitos dos projetos
- Sustentabilidade do investimento.
- Capacidade de execução do proponente.
- Governança e engajamento.
- Perfil dos beneficiários finais.
- Território (favelas e comunidades urbanas ou localidades de categorias G a K do estudo do IBGE localizadas nos municípios do Periferia Viva).
- Diagnóstico das potencialidades do território.
- Regularidade fundiária – apenas para projetos da frente “Polo BNDES Periferias” e quando aplicável, da frente “BNDES Periferias Verdes”.
Principais características priorizadas
- Projeto com foco em mulheres, jovens e população negra.
- Estimativa da quantidade de beneficiários envolvidos e diversidade de atividades previstas.
- Diversidade racial na gestão – entidades com ao menos 30% de pessoas autodeclaradas negras em cargo de gestão.
- Parcerias com o Poder Público municipal ou estadual – apenas para projetos da frente “Polo BNDES Periferias” e quando aplicável, da frente “BNDES Periferias Verdes”.
Como solicitar
Para preenchimento do Roteiro de Apresentação de Projetos (que contém detalhes da proposta a ser encaminhada e documentação necessária para a análise), é necessário baixar a versão em word mediante o cadastro no Portal do Cliente. Apenas protocolos via Portal do Cliente serão aceitos. Para fins de consulta do modelo de documento a ser apresentado, acesse a sessão “downloads” abaixo.
NoPortal do Cliente, buscar na opção “Chamadas Públicas”: BNDES Fundo Socioambiental - BNDES Periferias 3º Ciclo - Chamada Permanente –Geração de Emprego e Renda.
Quer saber mais?
Para saber mais informações, clique aqui e acesse a página do Fundo Socioambiental, com todas as regras.
BNDES Periferias – 1º Ciclo (protocolo encerrado em 15/06/2024)
Veja aqui o resultado da avaliação do CCFS – 1º ciclo
►Acesse o modelo de roteiro de apresentação de projetos para o 3º ciclo do BNDES Periferias.