Revista do BNDES 46
Financiamento de longo prazo e bancos públicos
O trabalho apresenta as evidências da literatura sobre a relação do financiamento de longo prazo com o desenvolvimento econômico e a intervenção do Estado para desenvolver o mercado de crédito. Dados do produto BNDES Finame são explorados empiricamente com o objetivo de verificar se o prazo das operações indiretas do BNDES é impactado pela natureza, pública ou privada, do banco repassador.
Gerenciamento da carteira de aeronaves do BNDES
O objetivo do estudo é desenvolver um modelo que permita qualificar, comparar e precificar aeronaves baseado em características qualitativas retiradas da observação das reais condições da aeronave. A iniciativa permitirá o acompanhamento dos ativos nas empresas aéreas mediante relatórios qualitativos, sem a necessidade de uma detalhada vistoria, otimizando os recursos e se antecipando a eventos de inadimplemento.
Debêntures de projetos de infraestrutura
O artigo compara as experiências nacionais e internacionais no uso das debêntures de projetos (project bonds), com o objetivo de verificar semelhanças e diferenças, possibilitando reflexões sobre a adequação das políticas públicas e das práticas vigentes na utilização do instrumento no contexto doméstico.
Reequilíbrio econômico-financeiro em contratos de concessão
O artigo pretende lançar luz sobre a potencial perda de eficiência econômica decorrente da vinculação, ao contrato de concessão, do plano de negócios entregue pela proponente no momento do leilão. O trabalho concentra-se sobre o setor rodoviário, no qual esse mecanismo vinha sendo extensivamente utilizado até as mudanças ocorridas nos contratos relativos aos leilões de 2013.
Títulos e garantias de impacto social
A pesquisa propõe adaptações no modelo de títulos de impacto social (social impact bonds – SIB) e de garantias de impacto social (social impact guarantee – SIG) para viabilizar sua implantação no Brasil, além de aventar melhorias na legislação e no marco regulatório, com base na experiência internacional sobre SIB e SIG e na experiência brasileira com parcerias público-privadas e parcerias com entidades do terceiro setor.
Relação entre internacionalização e inovação
O artigo relata o processo de crescimento, inovação e internacionalização de cinco empresas brasileiras dos setores de tecnologia, farmacêutico e de equipamentos industriais, analisando, em cada caso, as relações existentes entre a inovação e a internacionalização.