Clima - diretrizes e ações de enfrentamento das mudanças climáticas
Diretrizes do BNDES para mudança climática: compromissos e desafios para uma transição justa. Acesse aqui na íntegra o documento que sintetiza nosso compromisso com o enfrentamento das mudanças climáticas. |
A mudança climática é uma emergência global com impactos econômicos e sociais para gerações presentes e futuras. Para limitar o aquecimento global em até 1,5°C em relação aos níveis pré-industriais – conforme compromisso estabelecido pelo Acordo de Paris –, as emissões de gases de efeito estufa (GEE) devem ser sensivelmente reduzidas, objetivo que demanda grande esforço de cooperação mundial.
Os impactos atingirão de forma mais intensa países agroexportadores, como o Brasil, e países com déficit em infraestrutura econômica e social, que terão maior dificuldade em lidar com os desastres climáticos.
Fonte: Diretrizes do BNDES para mudança climática: compromissos e desafios para uma transição justa.
Com uma longa atuação na agenda socioambiental, o BNDES tem hoje uma posição diferenciada na articulação público-privada voltada à elaboração e à execução de políticas públicas e investimentos relevantes. Diante da urgência de implementação de uma agenda de mitigação e adaptação às mudanças climáticas, o Banco é um agente para promoção do desenvolvimento sustentável e inclusivo, incentivando a transição climática justa, a redução de emissões, a resiliência climática, a bioeconomia, a proteção da biodiversidade e a restauração ecológica.
Clique e saiba mais sobre:
Blog do Desenvolvimento: veja as discussões e artigos mais atuais sobre clima e desenvolvimento sustentável.