Implantar tecnologias sociais de acesso a água para a produção de alimentos em benefício de famílias rurais de baixa renda atingidas pela seca ou falta regular de água no semiárido brasileiro.
Parceiros>
AP1MC
O semiário brasileiro possui 1.135 municípios, pertencentes aos Estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e Minas Gerais, com 982.563 km2, correspondentes a 11,5% do território nacional. A população residente na região é estimada em 23.894.982 habitantes (IBGE), sendo que a população rural representa 38% da população total do semiárido. A região possui déficit hídrico em função de chuvas irregulares e do índice de evaporação superior ao índice pluviométrico.
O BNDES apoiou a instalação de 31.458 cisternas de produção, sendo que 18.646 foram por meio da AP1MC, beneficiando cerca de 19 mil famílias. Essa iniciativa viabilizou o aumento da produção de alimentos e criação de animais, proporcionando melhoria na alimentação, tanto com relação à quantidade quanto à variedade e qualidade, este último fator diretamente ligado à produção de base orgânica. Além disso, outro positivo do apoio foi na qualidade de vida das famílias beneficiadas que permitiu a redução ou descontinuidade da busca de água fora da propriedade, possibilitando dedicar a outras atividades como a criação de animais, produção de alimentos e geração de renda por meio da venda do excedente da produção.
Detectamos que você está utilizando um navegador antigo que não é mais suportado pelo nosso
site. Sugerimos o uso de um navegador mais moderno, como Chrome, Firefox, Safari ou Edge, para melhor
visualização das nossas páginas.
Aviso: Utilizamos dados pessoais, cookies e tecnologias semelhantes de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.