BNDES financia 480 vagões para transporte de grãos no RS, SC e PR
O BNDES financiará com R$ 78,4 milhões a compra de 480 vagões ferroviários pelas empresas MRC Equipamentos Ferroviários América Latina Ltda e MRC Equipamentos Ferroviários do Brasil Ltda. Os vagões servirão para o transporte de grãos entre os Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, contribuindo para a utilização mais intensa do sistema ferroviário e estimulando a consolidação e diversificação da indústria brasileira de equipamentos para o setor.
O valor do financiamento corresponde a 80% dos investimentos que serão realizados pelas duas empresas, ambas controladas pelo grupo Mitsui, de origem japonesa. Os vagões serão fabricados pelas empresas Randon (RS) e Convap (MG), com previsão de entrega ainda neste ano, devendo servir para o transporte da safra que já começa a ser colhida nos três Estados de influência do projeto. A iniciativa permite maior eficiência no escoamento de grãos, diminuindo os gargalos da infra-estrutura para exportação, com reflexos positivos na balança comercial do país.
A operação de financiamento possibilita uma estrutura de negócios inovadora, na medida em que os vagões adquiridos pela empresas MRC serão posteriormente alugados às empresas de comercialização de grãos, Seara e Inlogs. Estas duas, por sua vez, sublocarão os vagões para a ALL (América Latina Logística), concessionária da malha ferroviária no sul do país. Com isso, o crédito do BNDES permite que as empresas comercializadoras possam diminuir seus custos de transporte, ao mesmo tempo em que a empresa concessionária passa a dispor de novos equipamentos sem custos diretos, abrindo a oportunidade de direcionar seus investimentos próprios para outras necessidades do negócio. O financiamento do BNDES ocorre no âmbito da linha Finame, tendo o Unibanco como agente financeiro.