BNDES e Instituto de Crédito Oficial da Espanha assinam Memorando de Entendimentos
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Instituto de Crédito Oficial (ICO) da Espanha assinaram Memorando de Entendimentos que abre a possibilidade de que as duas instituições passem a cofinanciar Micro, Pequenas e Médias Empresas e projetos de investimentos, principalmente de infraestrutura.
O documento foi assinado no último dia 12 de outubro pelo presidente do BNDES, Luciano Coutinho, e pelo chairman da instituição espanhola, Román Escolano, em Washington, onde os executivos estiveram para participar do encontro anual do FMI e Banco Mundial.
O Instituto de Crédito Oficial foi fundado em 1971, com o objetivo de coordenar os bancos públicos e, desde 1995 — a partir de reforma do sistema financeiro espanhol —, caracteriza-se como banco público de investimento e agência financeira do Estado.
O relacionamento institucional entre BNDES e ICO teve início em 2004, quando começaram as discussões para o estabelecimento de uma possível cooperação financeira visando apoiar projetos de infraestrutura, inclusive PPPs, e de micro, pequenas e médias empresas, com base nos interesses mútuos do Brasil e da Espanha.