Nota BNDES: Consulta à remuneração dos empregados
O BNDES divulgará, em seu site, os dados nominais de remuneração dos seus empregados, nesta segunda-feira, 20, em cumprimento de decisão judicial oriunda de Ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério Público Federal (MPF).
O BNDES é a primeira estatal federal não-dependente a publicar tais dados de maneira individualizada. Por isso, o Banco aguardou a posição da instância máxima do Judiciário brasileiro, em busca de segurança jurídica sobre a forma de se apresentar os dados.
A forma de exibição dos dados foi definida seguindo o princípio da transparência, com base no modelo adotado pelo Portal da Transparência da Controladoria Geral da União (CGU).
O Banco já divulgava em seu site informações sobre: os planos de cargos e salários desde outubro de 2017; os valores exatos pagos a seus dirigentes desde novembro de 2017; e os nomes e cargos de seus empregados desde outubro de 2018. A essas informações, mantidas em página específica no site do BNDES, se acresceu link para acesso aos dados nominais de remuneração dos empregados.