Critérios para a seleção dos fundos
Critérios Eliminatórios
- Não alinhamento do modelo e/ou foco de investimento do Fundo com as prioridades do BNDES definidas na chamada pública para seleção do Gestor, em consonância com este Programa;
- Existência de algum litígio perante a Comissão de Valores Mobiliários, instituições controladas, direta ou indiretamente, pela União Federal, ou outras instituições que o Sistema BNDES, a seu exclusivo critério, considere impeditivo ao processo de seleção;
- Remuneração proposta em desacordo com os padrões definidos no Programa;
- Obtenção de NOTA FINAL inferior a 3,0 nos critérios classificatórios;
- Ausência de autorização pela Comissão de Valores Mobiliários para o exercício das atividades de administração de carteira de valores mobiliários.
Critérios Classificatórios
Cada candidato a Gestor que apresentar sua proposta à BNDESPAR será avaliado de acordo com os critérios classificatórios relacionados a seguir, para os quais foram fixados os seguintes pesos.
(i) Critérios relacionados ao conhecimento de mercado de capitais:
- experiência em estruturação de operações de capital de risco e private equity/venture capital (peso 3);
- estrutura de gestão do fundo (peso 3);
- capacidade de captação de investidores (peso 2);
- participação do Gestor como quotista (peso 1);
- taxa de administração (peso 0,5);
- taxa de performance (peso 0,5).
(ii) Critérios relacionados a investimentos na Amazônia:
- conhecimento e experiência da equipe em negócios sustentáveis aplicáveis à Amazônia (peso 4);
- experiência de trabalho conjunto do Gestor com a equipe que atuará no Fundo (peso 2);
- estratégia de investimentos (peso 4).
Total de 20 pontos.
As notas para os critérios classificatórios variarão de 1 a 5 e a NOTA FINAL será a média ponderada destes critérios.
Observações:
O Gestor, na proposta a ser enviada ao BNDES, deverá indicar o desconto em relacão ao limite máximo estabelecido para a taxa de administração. Será atribuída nota 5,0 ao Gestor que apresentar o maior desconto e nota 1,0 para o Gestor que apresentar o menor desconto. As notas dos demais Gestores concorrentes serão calculadas por meio de interpolação linear entre estes limites máximo e mínimo.
Com relacão à Taxa de Performance, a nota será dividida em duas partes com pesos iguais (50% para cada parte). Na primeira parte, referente ao custo de oportunidade, será atribuída nota 5,0 ao Gestor que apresentar o maior valor percentual do custo de oportunidade e nota 1,0 para o Gestor que apresentar o menor valor percentual do custo de oportunidade. As notas dos demais Gestores concorrentes serão calculadas por meio de interpolação linear entre estes limites máximo e mínimo. Na segunda parte, referente ao percentual da Taxa de Performance a que terá direito o Gestor, será atribuída nota 5,0 ao Gestor que apresentar o menor percentual e nota 1,0 para o Gestor que apresentar o maior percentual. As notas dos demais Gestores concorrentes serão calculadas por meio de interpolação linear entre estes limites máximo e mínimo.
A NOTA FINAL é calculada pela fórmula:
onde pi é o peso do i-ésimo item e ni é a sua respectiva nota.