Exposição "Agricultura da Imagem" - Rodrigo Braga
Galeria BNDES
Avenida República do Chile 100 (próximo ao Metrô Carioca)
De 9 de março a 15 de abril
De segunda a sexta-feira, das 10h às 19h
Visitas guiadas
De segunda a sexta-feira, às 12h30 e às quartas e quintas, às 18h15.
Não é necessário agendamento prévio.
Entrada gratuita.
Trabalhando com a linguagem da fotografia, Rodrigo Braga se vê um “agricultor”. O conceito, cunhado pelo artista canadense Jeff Wall, define o fotógrafo que cuidadosamente constrói a imagem antes de registrá-la. Um processo de trabalho constantemente realizado por Rodrigo, que mergulha na natureza mais inóspita em busca de cenários e elementos para compor fotos e realizar vídeos.
Rodrigo nasceu no Amazonas, mudou-se para Pernambuco ainda pequeno e hoje vive no Rio de Janeiro. A mostra “Agricultura da Imagem”, idealizada pelo ICCo – Instituto de Cultura Contemporânea – e apresentada pelo Espaço Cultural BNDES, de curadoria de Daniel Rangel, mostra o trabalho do artista em deslocamento por estes três estados nos últimos quatro anos, imerso em diferentes biomas e culturas.
O fotógrafo explorou o Rio Negro, o litoral de Pernambuco e os cursos d’água da Floresta da Tijuca, no Rio de Janeiro. Trabalhando com o conceito de mimesis na composição das fotos, ele mistura elementos naturais e mostra como se complementam e se assemelham. “Um peixe pode se transformar numa folha, assim como uma folha pode se parecer com um peixe”, diz.
Entre fotografias, vídeos e objetos encontrados nas investigações de campo, a exposição também inclui desenhos de infância e croquis do artista, reproduzindo seu gabinete de trabalho.