Exposição "Brígida Baltar: Filmes"
De 16 de outubro a 13 de dezembro
De segunda a sexta, exceto feriados, das 10h às 19h
Visitas guiadas de segunda a sexta, às 12h30; quartas e quintas às 18h15
Entrada gratuita
Clique aqui para acessar o catálogo da exposição.
Eventos Especiais:
Oficina "Experimentando o vídeo a partir do celular" - dia 8/11, das 15h às 18h, na Galeria
Primeira de duas oficinas de vídeo-arte com celular ministradas por Nelson Ricardo Martins, coordenador de produção da exposição "Brígida Baltar: filmes" e doutorando na Universidade de Coimbra com foco em cinema/vídeo no âmbito das artes visuais. A proposta é que os participantes captem imagens com os seus celulares no entorno do BNDES, inspirados nas obras de Brígida Baltar apresentadas na exposição. Serão 15 vagas, com inscrições através de formulário divulgado pela produtora, a Fase 10 Ação Contemporânea (www.fase10.com.br), em seu Instagram e Facebook.e segunda a sexta, exceto feriados, das 10h às 19h
Lançamento do catálogo virtual e bate-papo "Conversando sobre 'Brígida Baltar: filmes'"- dia 11/11, às 18h, na Galeria
Primeiro de uma série de encontros promovidos pela exposição, com a presença da artista Brígida Baltar e do curador Marcio Doctors. A produtora Fase 10 Ação Contemporânea convida todos a um brinde por ocasião do lançamento do catálogo da mostra, com bate-papo sobre a obra de Brígida.
"Conversando sobre 'Brígida Baltar: filmes'"- dia 2/12, das 17h às 19h, na Galeria
Segundo encontro promovido pela exposição de filmes da artista Brígida Baltar, com curadoria de Marcio Doctors. O evento promoverá um bate-papo sobre a obra de Brígida, com a participação do curador Marcelo Campos, o produtor Jocelino Pessoa (principal colaborador de Brígida) e a editora Fernanda Bastos (que realizou a edição dos vídeos presentes na exposição).
"Brígida Baltar: filmes"
Em outubro, a Galeria do Espaço Cultural BNDES recebe exposição inédita da filmografia de Brígida Baltar, com curadoria de Marcio Doctors e produção executiva da Fase 10 Produções Artísticas. “Brígida Baltar: Filmes” percorre os arquivos e a memória da artista, trazendo ao público vídeos com registros de ações, construções de fábulas e ficções, vozes, cantos, textos e narrativas poéticas, numa preciosa viagem do corpo à fantasia.
A artista carioca estudou na Escola de Artes Visuais do Parque Lage e fez parte do grupo Visorama. Sua trajetória profissional teve início na década de 90, registrando ações intimistas em fotografia e filme, construindo repertório marcadamente experimental. Suas primeiras obras incluem o projeto Coletas (1996-2005), em que coleciona elementos naturais e transitórios, como a neblina, em frascos de vidro. Em outra ação, intitulada Abrigo (1996), Brígida desenha a forma do seu corpo e a escava na parede de sua casa-ateliê; com o pó de tijolo, realiza uma série de desenhos e instalações. Além de filmes e vídeos, ela também trabalha com esculturas, desenhos e bordados sobre tecidos.
A relevância da obra de Brígida especialmente associada ao filme e ao vídeo, entretanto, é indiscutível, sendo reconhecida no Brasil e no exterior. Nesta exposição, apresenta-se um recorte completo de seus trabalhos, com obras já conhecidas e outras recém-elaboradas, ainda inéditas – frutos de ampla pesquisa realizada ao longo de 2019. O visitante terá a possibilidade de percorrer praticamente todas as fases que abarcam a trajetória da artista.
A mostra contará ainda com uma série de atividades complementares – dentre elas, visitas mediadas e debates, potencializando a exposição como espaço de imersão, experimentação e vivência da expressão artística de Brígida.
Curadoria: Marcio Doctors