Exposição "Luiz Alphonsus - Cartografia Poética"
De 16 de janeiro a 29 de março
De segunda a sexta, exceto feriados, das 10h às 19h
Visitas guiadas de segunda a sexta, às 12h30; quartas e quintas às 18h15
Entrada gratuita
Dia 27 de março às 17h30, lançamento do catálogo com bate-papo
Participam: Luiz Alphonsus, Daniela Name, Coletivo OPAVIVARÁ! e Priscila Medeiros
"Luiz Alphonsus - Cartografia Poética"
Sobre a exposição
Em janeiro, o Espaço Cultural BNDES abre ao público a exposição Cartografia poética, uma retrospectiva da obra de Luiz Alphonsus, artista mineiro radicado no Rio de Janeiro, um dos mais representativos da geração de 70. Com curadoria da crítica de arte Daniela Name, a mostra reúne cerca de 80 obras em variados suportes, além de documentos, anotações e projetos.
Com trabalhos importantes da trajetória de Luiz Alphonsus, a mostra traz dois grandes destaques: a instalação “Ambiente” (1969), destruída pelo incêndio no MAM-RJ em 1978, que será refeita a partir das maquetes e projetos originais, e uma obra da série “Whitemetters”, inédita, que ocupará a área externa da Galeria BNDES.
A “cartografia” que denomina o projeto se apresenta numa série de experimentações formais e conceituais em torno da representação da paisagem e da geografia do Rio de Janeiro, não apenas no que diz respeito às suas questões naturais, mas também aos seus habitantes. Nas obras, as noções de mapa, itinerário e de inventário surgem de maneira literal, mas também como ponto de partida para uma reflexão sobre os papéis que cada um pode exercer na cidade e no mundo.
Atividades extras
Além das obras expostas, o projeto vai gerar uma série inédita de fotografias de Luiz Alphonsus, em continuidade à série “Bares cariocas”. Os visitantes da Galeria BNDES serão convidados a acompanhar o artista em “baratonas” pelo Centro do Rio, em atividade que enfatizará a relevância de bares e botequins como fontes de imagens, cultura e memória na cidade. Haverá também caminhadas pelos arredores para apresentar prédios históricos, marcos arquitetônicos e curiosidades urbanas – passeios seguidos de bate-papo na Galeria BNDES.
Curadoria: Daniela Name
Sobre o artista:
Neto do poeta simbolista Alphonsus de Guimaraens, Luiz Alphonsus parte de um clã mineiro marcado pela literatura. Integrou um grupo não-programático de artistas dos anos 70, como Cildo Meireles, Guilherme Vaz e Arthur Fontes – geração que respondeu com a desmaterialização da obra de arte à rigidez política de sua época.
Espaço Cultural BNDES
Av, Chile, 100 - Centro
Próximo ao metrô Carioca