Exposição "Fronteiras da Arte – Criadores Populares"
De 25 de abril a 28 de junho
De segunda a sexta, exceto feriados, das 10h às 19h
Visitas guiadas de segunda a sexta, às 12h30; quartas e quintas às 18h15
Entrada gratuita
"Fronteiras da Arte - Criadores Populares"
Sobre a exposição
Em abril, a Galeria do Espaço Cultural BNDES recebe “Fronteiras da Arte – Criadores Populares”, uma produção do Museu Casa do Pontal com curadoria da antropóloga Ângela Mascelani, diretora da instituição. A exposição traz um conjunto de 100 esculturas e modelagens feitas por 27 artistas populares de todo o país, parte importante do acervo do Museu.
A ideia é provocar o público a respeito de percepções do que é “arte”. Fronteiras entre o que é dito “culto” e o que é “popular” aos poucos vão mudando seus contornos. Refletindo sobre as criações populares e seus universos de referência, a exposição apresenta os artistas criadores, suas esculturas, modelagens e mitologias individuais.
Nas palavras da curadora, “assinalando o desenvolvimento de estilos singulares e de linguagens originais, a exposição também pretende balizar o poder da criação – presente em todos os meios sociais – na transformação de vidas. Por meio de rica criação plástica, indivíduos das camadas populares inventam mundos imaginários e os compartilham conosco”.
Dentre as obras expostas, uma instalação de mais de 500 pratos propõe um jogo no qual a relação arte/artesanato se explicita e, simultaneamente, afirma suas diferenças: contrapondo a produção em série com criações nas quais a subjetividade e autoria são evidenciadas.
“Fronteiras da Arte” traz ainda obras dos consagrados Mestre Vitalino e Dona Isabel, além de Ulisses, Galdino e Francisco Graciano, que adotam linguagens instigantes e pessoalizadas. Este último, artista novo na coleção do Museu – e que pela primeira vez será exposto como parte do acervo –, oferece ao expectador animais de cores luminosas que estabelecem diálogos com as obras de outros artistas, nas quais as separações entre humano e animal são diluídas, possibilitando mais uma camada narrativa na questão das fronteiras.
A mostra inaugura um novo desenho institucional do Museu Casa do Pontal, no qual as exposições itinerantes do acervo, pelo Brasil e o mundo, ganham protagonismo, se abrindo para múltiplas parcerias.
Eventos passados
Bate-papo na Galeria sobre "Curadorias com Arte Popular" - dia 4/6
Com a curadora da exposição, Ângela Mascelani, e os curadores convidados Ulisses Carrilho (exposição "Arte Naif - Nenhum Museu a Menos"), Raphael Fonseca (mostra Vaivém), Clarissa Diniz e Marcelo Campos (ambos da exposição "À Nordeste").
Bumba Meu Boi, Arte e Festa - dia 11/6
Lançamento do filme "Artistas Cazumbas" (2019, 26 min.); bate-papo com a curadora da exposição, Ângela Mascelani, o diretor executivo do Museu Casa do Pontal, Lucas Van de Beuque, e Talyene Melonio, coordenadora do Boi da Floresta (MA); e apresentação de música e dança com o Boi Brilho de Lucas, tradicional grupo de famílias maranhenses no Rio.
Bate-papo na Galeria sobre "Antropofagia e Arte Popular" - dia 27/6
Com a diretora do Museu Casa do Pontal e curadora da exposição, Ângela Mascelani, a filósofa Márcia Sá Cavalcante Schuback (Universidade de Södertorn), e a artista e psicanalista Numa Ciro.
Espaço Cultural BNDES
Av, Chile, 100 - Centro
Próximo ao metrô Carioca