Portal do Cliente
Aspectos gerais
O Portal do Cliente do BNDES é uma plataforma eletrônica integrada, disponibilizada via Internet, que permite o relacionamento em ambiente seguro entre o BNDES, seus clientes e parceiros. Ele busca aprimorar a experiência dos nossos clientes em ambiente digital, agilizando as diversas etapas do processo de concessão de crédito, facilitando a troca de informações com as equipes internas e melhorando a comunicação formal com os clientes, ampliando a qualidade e reduzindo dúvidas sobre as informações prestadas.
Esta plataforma possui atualmente os módulos de Habilitação, Financiamento, Chamadas Públicas, Acompanhamento, Cobrança, Gestão de Usuários, Open Finance e Credenciamento FINAME (conforme figura a seguir). O Portal do Cliente também permite acesso a outros sistemas do BNDES, tais como Canal MPME e Cartão BNDES. Cabe destacar, contudo, que estes sistemas não fazem parte da gestão de usuários integrada da plataforma. Novos módulos poderão ser disponibilizados e serão oportunamente divulgados.
É importante destacar que, antes da solicitação de apoio financeiro reembolsável, o cliente deve realizar a etapa de Habilitação. Uma vez concluída a etapa de habilitação, você pode encaminhar formalmente seu pedido no Portal do Cliente. Desde dezembro de 2022, os pedidos de apoio financeiro na modalidade direta são recebidos exclusivamente pelo Portal.
Conheça os aspectos gerais do Portal do Cliente (PDF - 1,7 MB).
Dúvidas frequentes
O acesso ao Portal do Cliente BNDES mudou!
Atualmente, o acesso ao Portal do Cliente do BNDES é feito através de uma
conta gov.br nos níveis prata ou ouro.
Consulte nosso Folheto sobre o Portal do Cliente e Gov.br. (PDF – 413 kB)
O preenchimento das informações é feito de forma intuitiva e, durante a tramitação, o cliente é informado automaticamente, por e-mail, sobre o andamento de sua solicitação, possibilitando uma maior visibilidade externa do processo. Em todos os processos protocolados, é possível identificar a equipe interna responsável por acompanhar sua solicitação (‘Equipe BNDES’).
Etapas do pedido de financiamento
Para mais detalhes sobre as etapas, clique aqui.
Sua segurança
De modo a garantir a segurança do relacionamento digital entre o BNDES e seus clientes, no primeiro acesso ao Portal do Cliente, será solicitada a apresentação de um certificado digital para a sua pessoa jurídica. Em caso de dúvidas, consulte nosso folheto explicativo sobre o Portal do Cliente e e-CNPJ. (PDF - 469 kB)
Termos de Uso
Veja aqui a versão vigente dos Termos de Uso do Portal do Cliente. (PDF - 269 kB)
Caso sua dúvida não seja endereçada, entre em contato com a equipe alocada no seu processo (caso já tenha sido protocolado no Portal do Cliente) ou então com a Central de Atendimento do BNDES.
Chamadas Públicas
A plataforma também suporta o envio de inscrições em chamadas em andamento pelo BNDES.
Para informações gerais sobre o acesso ao Portal do Cliente e submissão de propostas no âmbito de uma Chamada Pública, preparamos um vídeo com algumas orientações: