O BNDES apoia pequenos e grandes empreendedores do setor agropecuário, valorizando a tradição agrícola do país e a relação histórica do homem com o campo.
Nosso crédito visa estimular o setor, que tem papel expressivo na expansão produtiva do Brasil, já que representa em torno de um quinto da riqueza produzida no país. Além disso, o agronegócio é o principal gerador de saldos comerciais, afetando positivamente a balança comercial do país, por meio da entrada de divisas decorrente da exportação de produtos agrícolas.
O BNDES financia, por exemplo: a aquisição de tratores agrícolas e investimentos em irrigação; gastos até a primeira colheita ou safra; pecuária bovina de corte; e formação ou reforma de pastos. Na frente da agroindústria, nosso apoio tem ajudado a concretizar projetos de beneficiamento da produção e de frigoríficos.
Muitos dos nossos clientes no setor são cooperativas, que a partir do apoio do Banco crescem e geram trabalho e renda para famílias do campo.
Instrumentos de apoio
Além de diversas opções de financiamento, o BNDES também investe em projetos do agronegócio por meio de participação societária e oferece serviços de prestação de garantias a empresas do setor. A concessão do apoio financeiro é condicionada à avaliação dos impactos ambientais, segundo as diretrizes da Política Socioambiental do BNDES.
O BNDES também participa como financiador de programas agropecuários do Governo Federal, oferecendo crédito a produtores rurais, suas associações e cooperativas.