Para o BNDES, a inovação é elemento fundamental para melhorar o posicionamento competitivo das empresas brasileiras. A inovação contribui para o aumento da eficiência na produção, geração de novos produtos e criação de empregos qualificados, tornando as empresas mais competitivas e gerando valor econômico e social para o país.
O que é inovação?
O BNDES adota o conceito do Manual de Oslo (3ª. Edição):
“Uma inovação é a implementação de um produto (bem ou serviço) novo ou significativamente melhorado, ou um processo, ou um novo método de marketing, ou um novo método organizacional nas práticas de negócios, na organização do local de trabalho ou nas relações externas.”
Nosso desafio é estimular a formação de capacitações e o desenvolvimento de ambientes inovadores. É por isso que as condições de apoio a planos de investimento em inovação são as mais favoráveis dentro de todo o nosso rol de linhas e programas de financiamento. Dentre as opções, se destaca o Programa BNDES Mais Inovação, com custo financeiro taxa Referencial (TR) , que apoia operações de empresas de todos os portes e setores.
Conheça:
Outras formas de apoio
Investimos em inovação também via participação acionária, comprando ações da empresa inovadora; e via fundos de investimento, nos quais o BNDES participa como um dos investidores.
Para as startups, há ainda o BNDES Garagem, que tem a missão de desenvolver e fomentar o empreendedorismo no Brasil por meio do apoio a empreendedores(as) e startups.
Outro desafio importante é o estímulo à parceria universidade/empresa. Para isso, o BNDES conta com o Funtec (Fundo Tecnológico), que oferece recursos não-reembolsáveis para apoio a projetos de pesquisa aplicada, desenvolvimento tecnológico e inovação conduzidos por Instituições Tecnológicas em parceria com empresas, em áreas de interesse nacional.