O desenvolvimento e a valorização
das competências técnicas e
comportamentais necessárias para
a promoção do desenvolvimento
sustentável são uma preocupação
constante do Banco no trato de seus
empregados. A seguir registram-se
as ações internas do BNDES
que favoreceram um ambiente
organizacional mais inovador;
que propiciaram desenvolvimento
profissional e pessoal de seus
empregados; e que valorizaram a
gestão de pessoal com pactuação de
resultado e avaliação de desempenho.
Ambiente inovador
Um ambiente inovador é fundamental para o cons-
tante aperfeiçoamento de seus produtos, instrumen-
tos operacionais e processos, em um esforço contínuo
para a melhoria da qualidade e eficiência da atuação
do Banco e de seus resultados para a sociedade.
O BNDES mantém o Escritório de Processos, que
coordena os esforços e foca os benefícios a serem al-
cançados por meio da gestão orientada por proces-
sos, atuando como suporte técnico na identificação
de impactos organizacionais em iniciativas corporati-
vas e na inovação e integração dos processos. Cabe
ressaltar, ainda, o papel do Escritório Corporativo de
Projetos, que propaga a prática de gerenciamento de
Pessoas
O BNDES encerrou 2013 com 2.859 empregados, todos assistidos por Acordo Coletivo de Trabalho e já considerando
uma readmissão judicial ocorrida em 2014 e retroativa a 2013. Vale registrar que o número inclui empregados con-
cursados, temporários e anistiados. Ao longo do ano, houve 153 desligamentos. Desse total, 126 ocorreram por res-
cisão incentivada, no Programa de Desligamento Programado, e 22 a pedido do empregado. Além de remuneração
compatível com o mercado, o BNDES oferece a seus empregados benefícios como assistência médica e odontológica,
plano de previdência complementar, seguro de vida, vale-transporte, assistência educacional e auxílio-alimentação.
Quadro funcional por gênero e região em 2013*
Cedidos a
outras instituições
Distrito
Federal
Londres
(Reino Unido)
Montevidéu
(Uruguai)
Recife
(PE)
Rio de Janeiro
(RJ)
São Paulo
(SP)
Total
43
38
4
2
29
2.709
34
2.859
1
7
-
5
-
-
-
-
-
1
5
26
-
1
46
6
2
5
3
-
-
-
-
2
2
205
283
4
2
514
5
22
11
14
-
4
1
1
6
18
756
1.434
11
16
2.299
Serviços gerais
Nível médio
Nível universitário
*O escritório do BNDES na África foi inaugurado em dezembro de 2013, porém a expatriação dos empregados para
essa unidade externa ocorreu somente no início de 2014.
Ética
Em 2013, a Comissão de Ética do BNDES analisou 56 demandas, sendo 45 consultas e 11 denúncias. Todas as consul-
tas foram respondidas, e as denúncias apreciadas. Destas, quatro estão em fase de apuração e sete foram encerradas,
resultando em um Acordo de Conduta Pessoal e Profissional, duas orientações e quatro arquivamentos – por desis-
tência ou por se tratar de matéria estranha à esfera ética. Houve, ainda, o encerramento de dois processos abertos
em anos anteriores, que resultaram em recomendação e pena de censura. Entre os temas tratados, destacam-se as
situações de conflito de interesses, exercício de atividades paralelas, conflitos interpessoais, recebimento de presentes
e brindes e transações com valores mobiliários.
Desenvolvimento de competências
EM FOCO
12;13;14
RELATÓRIO ANUAL
2013
44