Mensagem da Administração
O ano de 2017 marca o início da recuperação econômica após dois anos de forte contração. O investimento, que foi a variável macroeconômica mais afetada pela crise, começou a mostrar sinais de reação. O BNDES, como principal instrumento do Governo Federal para o financiamento de longo prazo e o investimento em todos os segmentos da economia, exerce papel de extrema relevância nessa retomada.
Ao longo do ano, o Banco concentrou-se em criar as bases de um desenvolvimento sustentado, em meio a um cenário de novos desafios. Com a queda da Selic e a criação da TLP, estamos entrando em uma nova fase no Brasil: a era do juro baixo. Com isso, o BNDES precisará prospectar e impulsionar projetos e investimentos, além de propor novos produtos e soluções financeiras. Dessa forma, entre 2017 e o início de 2018, o BNDES passou por um amplo processo de planejamento estratégico, redefinindo as diretrizes que irão orientar sua atuação no horizonte 2018-2030.
Com uma sólida governança e um corpo funcional ético e capacitado, o Banco dispõe de todos os instrumentos necessários para cumprir o propósito de transformar a vida de gerações de brasileiros, promovendo o desenvolvimento sustentável. Tudo isso com transparência, diálogo e cooperação. Este relatório é mais um dos meios que temos de mostrar a atuação e os processos do Banco, demonstrando a eficácia e a efetividade de nossas ações. Ele segue o modelo do relato integrado e tem o objetivo de apresentar, por meio de informações financeiras a não financeiras, como o Banco gera valor para seus públicos.
Convidamos todos para a sua leitura e estamos sempre abertos a sugestões e críticas, na busca por uma melhoria contínua de nossa atuação e transparência.
Dyogo Oliveira
Presidente do BNDES
Walter Baere
Presidente do Conselho de Administração