Chamada Pública BNDES FEP Pesquisa Científica nº 04/2010 - FEP Educação
Esta chamada pública teve por objetivo financiar, no âmbito do Fundo de Estruturação de Projetos (BNDES FEP), uma pesquisa científica que avaliasse o impacto de políticas públicas educacionais selecionadas no desempenho escolar dos alunos da rede pública do ensino.
Resultado da chamada pública
O BNDES selecionou a Consulta Prévia apresentada pelo Consórcio formado pela Universidade de São Paulo, Universidade de São Paulo – Campus Ribeirão Preto e Fundação Getúlio Vargas – São Paulo. A escolha foi feita por um Grupo de Trabalho com membros do BNDES e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), e referendada pelo Comitê de Seleção do FEP.
O elemento central do estudo foi a realização de uma pesquisa de campo em escolas da rede pública de ensino espalhadas por todo o território nacional. Foram aplicados testes cognitivos a alunos e questionários a alunos, professores e diretores em uma amostra de 300 escolas. O destaque é que foram incluídas nesta pesquisa questões que não fazem parte das pesquisas tradicionais, como o uso de tecnologias e informação e comunicação, a jornada ampliada, o uso de métodos estruturados, formação dos professores e sistemas de responsabilização.
Além das fontes de dados usuais e tradicionais para a educação fundamental, Sistema de Avaliação do Ensino Básico (SAEB), Prova Brasil, Censo Escolar, a pesquisa obteve informações complementares, relacionadas às questões avaliadas.
O projeto apresentou como resultado um livro e um banco de dados, disponíveis a seguir:
- Políticas públicas educacionais e desempenho escolar dos alunos da rede pública de ensino (PDF - 8,1 MB)
- Banco de Dados: A base de dados está disponível mediante solicitação ao email faleconosco@bndes.gov.br. Baixe o arquivo Leia-me (DOC - 22 kB) para conhecer a descrição da base de dados.
Mais informações
- Divulgação do resultado da Chamada Pública (PDF - 109 kB) - 12/04/2011
- Condições da Chamada Pública nº 04/2010 (PDF - 85 kB)