TFB - Taxa Fixa do BNDES
A Taxa Fixa do BNDES (TFB) é uma opção de taxa de juros oferecida aos clientes em algumas linhas de crédito. A TFB corresponde à parcela do custo financeiro na taxa de juros e é fixa para o cliente até a quitação do financiamento.
Lembrando que a taxa de juros final ainda inclui as remunerações (spreads) do BNDES e do agente financeiro credenciado.
Condições para uso da TFB
Podem usar a taxa empresas de todos os portes que realizem operações indiretas automáticas por intermédio dos agentes financeiros credenciados ao BNDES, nos produtos BNDES Finame (que possui linhas para aquisição de máquinas e equipamentos – inclusive no crédito rural – e de bens como ônibus e caminhões, por exemplo) e BNDES Automático (que tem linhas para financiamentos de projetos de investimentos, capital de giro e inovação, além do crédito caminhoneiro).
A TFB aplicada a cada operação respeitará os prazos de pagamento e de carência previstos em cada instrumento financeiro, até os limites dos prazos de pagamento de 120 meses e de carência de 12 meses
Valor da TFB
A TFB tem quatro variações conforme o prazo do financiamento:
- até 36 meses (TFB36);
- acima de 36 até 60 meses (TFB60);
- acima de 60 até 84 meses (TFB84);
- acima de 84 a 120 meses (TFB120).
Os valores das taxas mudam diariamente, porém com pouca oscilação.
A taxa que valerá para o seu financiamento será o valor da taxa definida no dia da aprovação da operação junto ao BNDES ou da assinatura do contrato.
A taxa fixa também dependerá do prazo de liberação de recursos para o cliente após a data de fixação da taxa, que pode ser de até 30 dias, ou de até 90 dias.
Acompanhe as variações históricas das taxas para ter uma ideia de seu valor:
Taxas para prazos de liberação de recursos em até 30 dias
Taxas para prazos de liberação de recursos em até 90 dias