Currículos de conselheiros
Alexandre Navarro Garcia
Graduado em administração e mestre em Estudos Comparados sobre as Américas, pós-graduado em Gestão Pública (ENAP), em Assessoria Parlamentar e Processo Legislativo, ambos Universidade de Brasília (UNB), e em Direito Legislativo (UFMS), com especialização em Mediação e Arbitragem (FGV). É certificado em “Aprimoramento em Governança, Integridade e Mercado de Capitais para Administradores de Empresas Públicas e Sociedades de Economia Mista” (IBGC) e “Prevenção à lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo”, “Prevenção e combate à corrupção” e “Gestão de risco para administradores, diretores e conselheiros do Banco” (BRB). Ocupa a posição de membro efetivo do Conselho Fiscal da Embraer S.A. desde abril de 2024, Diretor-Geral (Reitor) da Faculdade Miguel Arraes desde agosto 2021, Membro do Conselho Fiscal da Infraero desde abril de 2021. Foi Membro do Conselho de Administração da Riogaleão de abril 2021 a setembro 2021, e é membro da Câmara de Mediação e Arbitragem desde 2018 e Vice-presidente da Fundação Fundação João Mangabeira desde 2019.
Ana Amélia Campos Toni
Ana Amélia Campos Toni, Secretária Nacional de Mudança do Clima do Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas. Foi Diretora Executiva do Instituto Clima e Sociedade - iCS e é Sócia-fundadora do Gestão de Interesse Público (GIP). Possui longa trajetória no trabalho junto ao terceiro setor e no fomento de projetos voltados à justiça social, à promoção de políticas públicas, à área do meio ambiente e mudanças climáticas e à filantropia. Foi Presidente de Conselho do Greenpeace Internacional (2010 a 2017), diretora da Fundação Ford no Brasil (2003- 2011) e da ActionAid Brasil (1998-2002). Foi membra do conselho do Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE), Fundo Baobá para Equidade Racial e Sociedade e Wikimedia Foundation, entre outros. Atualmente é integrante da Rede de Mulheres Brasileiras Líderes pela Sustentabilidade e dos conselhos da Agência Pública, Gold Standard Foundation, ClimaInfo, Instituto República, Transparência Internacional - Brasil, e do Instituto Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM).
Andre Ayres de Oliveira
O Sr. Andre Ayres de Oliveira tem vasta experiência na indústria de investimento em Private Equity, M&A, análise de viabilidade de projetos, análise de capex, estruturação de Governança Corporativa, finanças, valuation, captação de dívida estruturada, IPO, processo de orçamento, planejamento estratégico, direito societário, negociações diversas, pacotes de remuneração, estratégia ESG, contabilidade, gestão comercial, operacional, gestão de caixa, processo de recuperação judicial, turnaround. Atuação principal no setor de infraestrutura, bens de capital e tecnologia.
Anielle Francisco da Silva
A Sra. Anielle Francisco da Silva é educadora, bacharel em Jornalismo e inglês pela Universidade Central de Carolina do Norte e bacharel-licenciada em inglês e literaturas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mestre em relações étnico-raciais (CEFET/RJ) e doutoranda em linguística aplicada (UFRJ). Foi bolsista nos Estados Unidos, passando por diversas universidades como Navarro College, no Texas, Louisiana Tech University, North Carolina Central University e a Florida A&M University. Experiência profissional: Atual Ministra da Igualdade Racial do Brasil. Fundadora e ex-diretora do Instituto Marielle Franco. Foi fellow da Ford Foundation e da Open Society Foundation. Foi conselheira de organizações da sociedade civil como Instituto Peregum, Mulheres Negras Decidem, Datalab e auxiliou na criação da Casa Sueli Carneiro.
Antonio Correa de Lacerda
Doutor em economia pelo Instituto de Economia da Unicamp, mestre em economia política e economista. É professor-doutor, ex-diretor da FEA e ex- coordenador do Programa de Estudos Pós-Graduados em Economia Política da PUC/SP. Foi docente associado da Fundação Dom Cabral e professor convidado da Fundação Instituto de Administração (FIA). É palestrante em congressos, seminários e eventos no Brasil e no exterior sobre cenário econômico. Foi presidente do Conselho Federal de Economia (Cofecon). É membro do Grupo de Análise de Conjuntura Internacional da USP (GACINT). Foi membro do Conselho Superior de Economia da FIESP (COSEC) e do extinto Conselho Temático de Política Econômica da CNI (COPEC). É articulista do Jornal “O Estado de S. Paulo” e de outros periódicos. Comentarista do Jornal da Cultura (da TV Cultura) e de outros programas televisivos radiofônicos. Foi economista-chefe e ocupou cargos de direção em grandes empresas e organizações, como Siemens (onde atuou inclusive na Alemanha), CIESP, ABDIB e ABINEE. Presidiu a SOBEET e o CORECON/SP. É autor de vários artigos e escreveu, organizou, ou colaborou em mais de 30 livros na área. Atualmente é assessor da presidência e membro da Comissão de Assuntos Estratégicos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Em 2011, foi homenageado com a comenda Mario Henrique Simonsen do CORECON/SP como economista de destaque. Recebeu o prêmio Personalidade Econômica da CNTU (Confederação Nacional dos Trabalhadores Universitários) em 2013. Eleito “Personalidade Econômica 2017”, pelo Conselho Federal de Economia (Cofecon).
Breno Figueiredo Pinheiro
Administrador de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, MBA Gestão de Negócios de Incorporação e Construção Imobiliária e Gestão de Empresas da Cadeia Automotiva pela Fundação Getúlio Vargas. Fundador e CEO da Empresa Midwest Capital Holding, CFO da E.M.P Holding, presidente da Leven S.A e Vice Presidente do Grupo Pinato.
Carlos Augusto Grabois Gadelha
O sr. Carlos Augusto Grabois Gadelha é o atual Secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Complexo da Saúde. Formado em economia pela UFRJ, possui mestrado em economia pela UNICAMP e doutorado pela UFRJ. É pesquisador e coordenador de diversos cursos acadêmicos. Além disso, foi secretário do Ministério da Integração Nacional (2003-2006), Vice-Presidente da Fiocruz (2007-2011), Secretário do Ministério da Saúde (2011-2015) e Secretário do MDIC.
Carlos Alberto Gadelha
O sr. Carlos Alberto Gadelha é economista com mestrado em Teoria Econômica, na Universidade de Campinas – UNICAMP. Atualmente é assessor da presidência do BNDES e faz parte do Conselho de Administração da AMATA S.A e do Conselho de Administração da OTP S.A. Foi diretor de planejamento na Liquigás Distribuidora S.A. (Grupo Petrobras), diretor financeiro administrativo da Vale do Rio Doce Navegação - DOCENAVE e Rio Doce Manganês – RDM (ambas do Grupo Vale), diretor da Brasil Veículos Companhia de Seguros (Grupo Banco do Brasil) diretor corporativo da Petra Energia S.A. (O&G). Foi professor de economia da Universidade Federal Fluminense – UFF e professor titular da Universidade Cândido Mendes. Foi secretário adjunto da Secretaria Especial de Abastecimento e Preços – SEAP, do Ministério da Fazenda, na gestão Dilson Funaro. Foi representante do Ministério da Fazenda nos seguintes Órgãos Colegiados: Comissão de Política Aduaneira – CPA, Junta Deliberativa do Departamento do Trigo da SUNAB, Comissão de Armazéns da CIBRAZEN e no Programa de Integração e Cooperação Econômica Brasil-Argentina, que deu origem ao MERCOSUL
Carlos Roberto Lupi
O Sr. Carlos Lupi é formado em Administração com licenciatura plena em Administração, Economia e Contabilidade, pela Faculdade do Centro Educacional de Niterói (FACEN). Experiência profissional: Ministro de Estado da Previdência Social desde janeiro de 2023. Foi membro do Conselho de Administração do BNDES por sete anos, bem como presidente do Conselho Curador do FGTS por 4 anos e 10 meses. Exerceu os cargos de ministro do Trabalho e Emprego de 2007 a 2011, secretário de Transportes da Prefeitura do Rio de Janeiro de 1991 a 1992; deputado federal de 1991 a 1995, bem como foi o suplente do senador Saturnino Braga.
Celso Luiz Nunes Amorim
Foi Ministro das Relações Exteriores do Brasil nos governos Itamar Franco (1993-1994) e Lula da Silva (2003-2010). Foi Ministro da Defesa no primeiro governo de Dilma Rousseff (2011-2014). Foi o Ministro de Relações Exteriores mais longevo da história do Brasil. Desde janeiro de 2023, é Assessor Chefe da Assessoria Especial do Presidente da República.
Cesar Augusto C.Mendonça
Engenheiro, Mestre em Administração de Empresas e Doutorando em Finanças. Funcionário de carreira do BNDES desde 2009, onde ocupou diversas posições como técnico e executivo na Área de Mercado de Capitais (BNDESPAR), destacando-se 6 anos como Gerente de Acompanhamento de Empresas. Nessa atuação, participou de operações de fusões e aquisições, investimentos e desinvestimentos da BNDESPAR em setores como Papel e Celulose, Infraestrutura e Bens de Capital. Ocupou as posições de membro do Conselho de Administração da Fibria S.A. e membro do Conselho Fiscal da Tupy S.A. Antes de ingressar no BNDES, atuou em áreas de planejamento e gestão no Banco Santander e na Vale.
Cledorvino Belini
O Sr. Possui mais de 40 anos de carreira em empresas multinacionais, presidiu a montadora Fiat no Brasil e na América Latina por 11 anos, entre 2004 e 2015. Foi Presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) entre 2010 e 2013 e Diretor Presidente da Companhia Energética de Minas Gerais S.A. (Cemig) de fevereiro de 2019 a janeiro de 2020. O Sr. Cledorvino Belini foi conselheiro independente da JBS entre Outubro/2017 e Junho/2020 e entre Novembro/2021 e Abril/2023.
Cleverson Aroeira da Silva
O Sr. Cleverson Aroeira da Silva é advogado formado pela Universidade Federal do Espírito Santo, com MBA pela COPPEAD UFRJ. O Sr. Cleverson atua há mais de 18 anos no BNDES, possuindo ampla experiência com Parcerias Público-Privadas e Concessões Públicas no setor de Infraestrutura.
Eduardo Klingelhoefer de Sá
Eduardo Klingelhoefer de Sá é engenheiro mecânico formado pela UFRJ (1986), com pós-graduação em economia pela mesma universidade (1994) e com MBA pela Universidade de Warwick, Inglaterra. Foi head de fundo de investimento do BNDES, onde ingressou em 1985 e ocupou diversas posições até se aposentar em 2018. Nos últimos cinco anos ocupou, além das funções já citadas, a posição de: (a) coach de profissionais juniores; e (b) Membro do Conselho de Administração da Amata S.A. (2018-2020). É autor do livro “Fragmentos de Minhas Memórias” (2021) e participou do projeto Fundo Amazônia (2013-2018).
Eduardo Leonardis
O Sr. Eduardo Leonardis tem formação em Administração, MBA Executivo em Finanças e especializações em M&A e Estratégia em universidades no Brasil e no exterior como INSEAD, Harvard Business School, Wharton University e University of Chicago. Sua experiência profissional inclui cargos de Direção na Dobrevê Holding, Grupo Malwee, Cervejaria Eisenbahn, além de ter atuado na área de Produtos Corporate do Citibank
Filipe Bordalo Di Lucio
Mestre em Economia e Finanças e dupla-graduação em Engenharia na UFRJ e na École Centrale Paris. Gerente de projetos no BNDES, atualmente responsável pela implementação de modelo de Project Finance para o empreendimento da usina nuclear de Angra 3. Experiência como gerente de avaliações econômico-financeiras de empresas do setor elétrico e do setor financeiro e seguros; analista de gestão de participações acionárias; analista de project finance em projetos do setor de navegação e óleo e gás.
Filipe Borsato da Silva
O Sr. Filipe Borsato da Silva exerce atualmente a função de Chefe de Departamento do AMC2/DEINF. Ademais, possui experiência em mercado de capitais, estando há 14 anos no BNDES, com atribuições que incluem estruturação e investimento em fundos de dívida e participações voltados para empresas de tecnologia e programas de inovação aberta (BNDES Garagem). Além disso, foi membro do Conselho de Administração da Cipher Cybersecurity (2015-2016), é membro do Conselho Deliberativo da Aliança pelos Investimento e Negócios de Impacto (desde 2022) e participou de comitês de diferentes iniciativas públicas voltadas para inovação, tais quais o programa Startup Brasil e Comitê Nacional de Iniciativas de Apoio a Startups. Antes de ingressar no BNDES, trabalhou na Oi e na TIM, nas áreas de planejamento estratégico e tecnologia da informação, respectivamente.
Geraldo Correa de Lyra Junior
Possui MBA em Política e Defesa pelo Centro Universitário de Lins – UNILINS (2015), Curso Superior de Defesa pela Escola Superior de Guerra – ESG. É Bacharel em Ciências Aeronáuticas como Coronel Aviador pela Academia da Força Aérea – AFA (1987). Foi Representante Militar Brasileiro na Conferência de Desarmamento da ONU da FAB (2013-2014), Comandante da Base Aérea de Brasília da FAB (2011-2012) e Comandante da Aeronave Presidencial do Governo Federal (2003-2011).
Giles Carriconde Azevedo
O sr. Giles Azevedo é formado em Geologia pela Universidade de Brasília (UNB) e mestre em Geoquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi professor de Geologia Econômica e Prospecção Mineral na UNISINOS (de 1992 a 1995) e professor de Geologia Física e Econômica na UFRGS (de 1995 a 1998). É Secretário de Programa do Consórcio do Nordeste e foi Coordenador da Assessoria Técnica da Liderança do PT, Assessor Especial do Gabinete Pessoal do Presidente da República, Chefe de Gabinete da Presidência da República, Secretário Executivo Adjunto da Casa Civil da Presidência da República, Secretário Nacional de Geologia, Mineração e Transformação Mineral e Presidente da Companhia de gás do Estado do Rio Grande do Sul (SULGÁS). Como experiência em Conselhos de Administração, foi membro nas empresas: Itaipu Binacional, Light S.A., Terracap, CPRM, Gaspetro e Sulgás.
Gustavo José de Guimarães e Souza
Economista com Especialização em Estatística, pela UFJF, Mestre em Economia pela UFF e Doutor em Economia, pela UNB. É Secretário Executivo (Natureza Especial - NE) do Ministério do Planejamento e Orçamento - MPO (desde jan/2023), Presidente da Comissão de Financiamentos Externos - Cofiex - (desde jan/2023), membro do Comitê-Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior - Camex (desde jan/2022) e Professor Permanente do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa - IDP (desde jan/2019). Foi Secretário Parlamentar do Senado Federal (2022), Secretário de Avaliação, Planejamento, Energia e Loteria (DAS 6) do Ministério da Economia - ME (2020), Secretário Especial Adjunto de Fazenda (DAS 6) (2020 – 2021),Diretor na Secretaria Especial de Fazenda (DAS 5) (2019 – 2020), Assessor da Assessoria Especial do Ministro de Estado da Fazenda (DAS 4) no Ministério da Fazenda (2017 – 2019), Coordenador-Geral de Gestão de Riscos Operacionais do Tesouro Nacional (DAS 4) (2016 – 2017), Assessor Sênior (FCA 3) do Gabinete do Diretor de Assuntos Internacionais e Gestão de Riscos Corporativos (2015 – 2016) e Analista (2014 – 2015) do Banco Central do Brasil, Professor-Pesquisador da Universidade Federal de Goiás - UFG (2014 - 2020), Assessor na Assessoria Econômica do Gabinete do Ministro de Estado da Fazenda (2013 – 2014), Assessor Econômico na Secretaria de Política Econômica - SPE (2012 – 2013), Assessor na Assessoria Econômica do Gabinete do Ministro de Estado da Fazenda (2012 – 2013), Participou como conselheiro no: CF do BB Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S.A. – BBDTVM (2021 – 05/2022), CF da Caixa Participações S.A. – Caixapar (2021 – 2021), Serviço Geológico do Brasil – SGB (CPRM) (2020 – 2021), CF da BESC Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S.A. – BESCVAL (2018 – 2019), Membro Titular do Comitê Gestor do Fundo de Financiamento Estudantil - CG-Fies (2021 – 2022), Membro Titular da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar - CIRM (2021 – 2022), Professor da Universidade Católica de Brasília – UCB (2009 - 2015), no Banco do Brasil foi: Pesquisador Sênior da Diretoria de Controladoria (2010 – 2012), Assessor Sênior da Diretoria de Estratégia e Organização (2009 – 2010), Assessor Pleno da Diretoria de Gestão de Riscos (2007 – 2008), Pesquisador Pleno da Diretoria de Gestão de Riscos (2005 – 2007), Analista Pleno da Diretoria de Controladoria (2004 – 2005), Analista Júnior da Diretoria de Controladoria (2003 – 2004), Assistente de Negócios na Agência Empresarial Brasília (2002 – 2003) e Escriturário na Agência Juiz de Fora (2000 – 2002)
Gustavo Tenório Reis
Mestre em Administração pela Fundação Getúlio Vargas, MBA em Finanças Corporativas pelo IBMEC-RJ e graduação em Economia pela UERJ. Atualmente ocupa a função de assessor do presidente do BNDES. Experiência pregressa no BNDES na Área de Mercado de Capitais como Chefe do Departamento de Investimento e Gestão de Fundos e Chefe do Departamento de Mercado de Capitais. Exerceu ainda funções executivas nas atividades de investimento direto em operações de equity e instrumentos híbridos. Atuação na Área de Infraestrutura realizando estruturação, análise e acompanhamento de operações de project finance e debêntures. Possui 10 anos de experiência como docente em cursos de MBA e atuação como membro de colegiados em empresas listadas na B3 (Conselhos de Administração e Fiscal).
Jacildo Lara Martins
Pós-graduação em Direito Público com ênfase em Direito Constitucional pela Escola Superior Verbo Jurídico (em andamento) e Pós-graduação em Direito Ambiental pela Escola Superior Verbo Jurídico (em andamento). É Bacharel em direito pela Universidade UniOpet (2012). Atuou como Gerente da Tecnologia da Informação na Itaipu Binacional (1991-2019) e Gerente de CPD – Centro de Processamento de Dados no Cetil Processamento de Dados (1980-1985).
João Victor Villaverde de Almeida
O st. João Victor Villaverde de Almeida é jornalista graduado com mestrado em administração pública pela FGV-SP. Atualmente é assessor especial do Ministério do Planejamento e Orçamento, atuando também como professor convidado pela FGV-SP para o curso de graduação em administração pública - EAESP. Atuou no passado recente como colunista da revista Época e como repórter do jornal Valor Econômico, ambos da rede globo, e também como jornalista especializado no acompanhamento de assuntos econômicos do jornal Estado de São Paulo.
José Antonio Silva Parente
O sr. José Antonio Silva Parente é o atual Secretário de Articulação Institucional do Ministério do Planejamento. Já atuou em diversas frentes na carreira pública. Foi membro do conselho administrativo do Rio Centro, Secretário do Ministério do Turismo (2017/2018), Diretor da Embratur (2016) e Secretário do Ministério da Integração Nacional (2007/2008)
José Mucio Monteiro Filho
Cumpriu mandatos eletivos como prefeito do município pernambucano de Rio Formoso (1982 a 1983) e deputado federal (1991 a 2011). Entre as principais atividades parlamentares, foi presidente nacional do PFL (1992 a 1993); líder do PTB na Câmara dos Deputados; e líder do Governo, de 7 de março de 2007 a 30 de novembro de 2007. Na carreira pública, foi presidente da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) em 1983; secretário dos Transportes, Comunicação e Energia do Estado de Pernambuco (1983 a 1986); secretário municipal de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente de Recife (1997 a 1998); ministro de estado chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (2007 a 2009); ministro do Tribunal de Contas da União, 2009 a 2020; e presidente do TCU (2019 a 2020). Ministro de Estado da Defesa (jan/2023 até o presente momento).
Julio Costa Leite
Júlio Costa Leite se formou em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e tem Mestrado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Antes de ingressar no BNDES, foi gerente de Valores Mobiliários na Comissão de Valores Mobiliários, sendo responsável pela avaliação de ofertas públicas de distribuição de valores mobiliários. No quadro do BNDES desde 2010, foi Superintendente da Área de Gestão Pública e Socioambiental e Chefe de Departamento da Área Financeira, entre 2016 e 2019. Atualmente é Superintendente da Área Financeira do BNDES.
Kátia Regina de Abreu Gomes
Foi Presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado Federal entre 2021 e 2022, Senadora da República entre 2007 e 2021, Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento entre 2015 e 2016, Deputada Federal entre 2003 e 2007, Deputada Federal suplente entre 2000 e 2002, Presidente de Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA entre 2009 e 2014, Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins em 1996, Presidente do Sindicato Rural do Município de Gurupi/TO em 1994, além de ter participado de diversas comissões e missões no exterior e no Brasil.
Leonardo José da Silva N. Gonzaga
O Sr. Leonardo José da Silva N. Gonzaga é contador formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000/2), MBA em Finanças no IBMEC/RJ (2009) e certificação ANBIMA de Fundamentos em Gestão – CFG. Possui experiência de 18 anos e oito meses no BNDES (atualmente, na Área de Mercado de Capitais AMC1), tendo contribuído por cerca de 12 anos como Executivo na Área Financeira. Conselheiro Fiscal Certificado pelo IBGC, atuando como membro de Comitê de Auditoria de várias empresas da carteira da BNDESPAR.
Lidiano de Jesus Santos
Lidiano de Jesus Santos é contador no BNDES desde 2010. É formado em Contabilidade pela Universidade do Grande Rio (2009), com Especialização em Contabilidade Financeira pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011) e Mestrado em Contabilidade pela mesma Instituição (2013). Atualmente, realiza Mestrado em Administração de Empresas pela Escola de Negócios da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (IAG/PUC-Rio).
Luciana Lages Tito
A Sra. Luciana Lages Tito é, atualmente, Superintendente da Área de Mercado de Capitais, Captação e Relações com Investidores. É advogada e funcionária de carreira do BNDES desde 1998. Atuou como advogada no departamento da Área Jurídica do BNDES responsável pela análise de operações internacionais, de questões de direito financeiro e comercial de 1998 a 2003. Atuou como assessora da Diretoria da Área Financeira e Internacional do BNDES de 2003 a 2004. Atuou como gerente (desde 2004) e chefe (2008 a agosto de 2019) do Departamento de Consultoria Jurídica Internacional. Atuou no departamento de captação de recursos internacionais de agosto de 2019 a agosto de 2020. Atuou como assessora da área de saneamento, transporte e logística de setembro de 2020 a março de 2023.
Luciano Coelho Pettersen
O Sr. Luciano Coelho Pettersen é economista, com uma ampla formação acadêmica e uma significativa experiência nos campos da economia, finanças e administração. Possui bacharelado em Economia, especialização em contabilidade, direito e economia, além de especialização em Administração Patrimonial e Petróleo e Gás. Em sua trajetória profissional, passou pela Minas Gerais Administração e Serviços S/A e, mais recentemente, pela Centrais de Abastecimento de Minas Gerais S/A, onde ocupou o cargo de Diretor de Administração e Finanças. Em sua passagem pela Ceasa Minas, desempenhou um papel crucial na gestão financeira da organização, garantindo a conformidade com os padrões internacionais de relatórios financeiros em IFRS. Entre suas realizações mais notáveis está a eliminação da abstenção de opinião das Demonstrações Financeiras de 2021 e a aprovação das Demonstrações Financeiras de 2022 da Companhia.
Luiz Augusto Fraga Navarro
Formado em Direito pela Universidade de Brasília (UnB), possui Especialização em Direito também pela Unb e é Mestre em Políticas Anticorrupção pela Universidade de Salamanca (laureado com “Matrícula de Honra”). Ocupa a posição de Diretor de Compliance e Riscos do BNDES, desde janeiro de 2023. Ex-Ministro-Chefe da Controladoria Geral da União (CGU) e ex-Presidente e Membro da Comissão de Ética Pública da Presidência da República (CEP) e Consultor Legislativo do Senado Federal. Na CGU, ocupou ainda os cargos de Corregedor da Área Econômica, de Secretário de Prevenção da Corrupção e de Secretário-Executivo da CGU. Ainda no Poder Executivo Federal, exerceu o cargo de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, do Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão (MPOG) e Gerente de Regulação de Mercado da Anvisa. Foi membro do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf). Atuou como consultor sênior do escritório Veirano Advogados na área Anticorrupção e Compliance e integrou os Conselhos de Administração e Fiscal da Petrobras. Ministrou diversos cursos e treinamentos em compliance e legislação anticorrupção em empresas e instituições, tais como: a Universidade de Brasília – UnB, a Escola de Direito e Administração Pública do IDP – IDEAP e a Fundação Escola Superior do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios – FESMPDFT. É membro do Comitê Consultivo Sênior da Academia Internacional Anticorrupção (IACA).
Luiz Claudio Costa
Professor titular aposentado da Universidade Federal de Viçosa, onde ingressei em 1983. Na UFV fui professor pesquisador de graduação e pós graduação, orientando mais de 100 teses de doutorado, mestrado, Iniciação Cientifica e extensão. Exerci os cargos de Chefe de Departamento, Coordenador de Pós graduação, pró-reitor e reitor. No Ministério de Educação fui Secretário de Educação Superior, Presidente do INEP, Secretário Executivo e Ministro Interino. Fui ainda Vice Presidente do Conselho do Pisa, presidente do IREG (Observatory on Academic ranking and Excellence) e sou membro do Conselho Internacional do Times Higher Education Impact Rankings. Desde 2017 sou Reitor do Instituto de Educação Superior de Brasilia (IESB).
Manoel Carlos de Almeida Neto
Pós-doutor e doutor em direito pela Universidade de São Paulo (USP), com mestrado em direito público pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Iniciou a carreira acadêmica como professor de Teoria do Estado na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e, desde então, passou a colaborar com instituições de ensino superior. Na Faculdade de Direito da USP colaborou como professor convidado de 2012 a 2020 e, como professor doutor de graduação entre 2020 e 2022. Integrou bancas examinadoras de graduação, mestrado, doutorado, e atuou como membro da banca de ingresso do programa de pós-graduação em Direito da USP. Tem 20 anos de carreira jurídica. Foi procurador-geral municipal, secretário-geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e, em 2014, teve o nome aprovado pelo plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) para ocupar o cargo de secretário-geral da Corte. Na iniciativa privada, ocupou por 8 anos o cargo de diretor jurídico da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). Atualmente, licenciado da advocacia, exerce o cargo de secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública do Brasil. É autor dos livros, 'O Colapso das Constituições do Brasil: uma reflexão pela democracia' (2022), 'Direito Eleitoral Regulador' (2014), 'O Novo Controle de Constitucionalidade Municipal' (2010) e 'Juiz Constitucional' (2015).
Márcio Pochmann
O Sr. Márcio Pochmann é economista graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1984), possui pós-graduação em Ciências Políticas pela Associação de Ensino Superior do Distrito Federal, doutorado em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (1993) e concursos de pesquisador do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho (1989), de professor (1994), Livre Docente (2000) e Titular (2014) pela Unicamp. Atualmente é professor colaborador voluntário no Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Social e do Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento, políticas públicas e relações de trabalho. Atualmente ocupa o cargo de Presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Marcos Alberto Pereira Motta
O Sr. Marcos Alberto Pereira Motta entrou no BNDES em 2003. É engenheiro civil com ênfase em Transportes pela UERJ, Mestre em Sistemas de Transportes pelo Instituto Militar de Engenharia, Pós-graduado em Desenvolvimento Econômico pelo IE/UFRJ, possui MBA em Finanças pela COPPEAD/UFRJ e MBA em Business pelo IAG/PUC-RJ. Atualmente é Ph.D. Candidate do programa de doutoramento conjunto Universidades de Lisboa, Porto, Coimbra e MIT, sendo research fellow do MIT Portugal. No BNDES atuou no departamento de desenvolvimento urbano, departamento de infraestrutura e logística, diretoria e gerente do departamento de exportação de serviços sempre atuando na área de infraestrutura em todos os departamentos. Atuou ainda como assessor da diretoria onde tinha como foco as pautas ligadas a infraestrutura, mercado de capitais e comércio exterior. Atualmente é assessor da presidência do BNDES atuando no assessoramento direto do presidente e coordenação de projetos estratégicos.
Marcos Paulo Pereira da Silva
O Sr. Marcos Paulo Pereira da Silva, contador, com MBA em Finanças pela COPPEAD. Executivo com mais de 20 anos de carreira. Atuou durante 8 anos (2002 a 2010) como Auditor Externo da PwC. Está há 13 anos no BNDES e possui experiência em diversas áreas do banco, tendo passado pela Auditoria Interna (2010-2013), Área de Mercado de Capitais (2013-2016), onde atuou como Membro do Comitê de Controladoria da VALE (Abr/2015 a Set/2016). Desde 2016 atua na Área de Controladoria, tendo assumido as funções de Assessor, Chefe de Departamento e Superintendente da Área. Atualmente é o Chefe do Departamento de Contabilidade onde é responsável dentre outras atribuições por: (a) elaborar e promover a devida divulgação das demonstrações financeiras das empresas do Sistema BNDES domiciliadas no Brasil, bem como dos Fundos por ele administrados (b) realizar a gestão dos impostos e contribuições, correntes e diferidos, IRPJ, CSLL, PIS, COFINS e ISS, incidentes sobre receita e lucro das empresas do Sistema BNDES domiciliadas no Brasil. Desde 2021 é representante do BNDES no CONFIA - Programa de Conformidade Cooperativa Fiscal da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil (RFB).
Nisia Trindade Lima
A sra. Nisia Trindade Lima possui sólido currículo acadêmico e é pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), membro titular da Academia Brasileira de Ciência e da Academia Mundial de Ciências.
Patricia da Silva Barros
A Sra. Patrícia da Silva Barros é engenheira pela UFRJ com mestrado e doutorado em administração também pela UFRJ. Já atuou como gerente e chefe de departamento em diversas áreas do BNDES.
Paulo Ronaldo Ceo de Carvalho
O Sr. Paulo Ronaldo Ceo de Carvalho é analista de Apoio às Atividades Jurídicas da Procuradoria-Geral do Distrito Federal – cargo privativo de Bacharel em Direito (2005-2006) -, com atuação na Procuradoria Fiscal - PROFIS; Foi Assessor de Ministro no Gabinete do Min. Ricardo Lewandowski, CJ-3 (2016-2023), quando atuou em em casos de grande repercussão política e econômica relacionadas à questões de inerentes á atuação do BNDES; Foi Assessor Especial na Assessoria Processual da Presidência do Supremo Tribunal Federal, CJ-3 (2014-2016); É Procurador Federal há dezessete anos (posse em 9 de outubro de 2006, com atuação na Procuradoria Federal Especializada da Fundação Nacional do Índio - FUNAI - Coordenação de Assuntos Contenciosos - CAC (2006-2007), na Procuradoria Federal Especializada do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI como Procurador-Chefe Substituto (2007-2012 e 2013-2014), na Assessoria Jurídica da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, quando exerceu a função de Assessor (DAS 103.2) (2012-2013); Atualmente é Adjunto do Advogado-Geral da União, nomeado em 24/1/2023. Na AGU, é Coordenador da Comissão Técnica do Conselho Superior - CTCS – e representante titular do Gabinete do Advogado-Geral da União. É também representante titular do Gabinete do Advogado-Geral da União na Comissão de Diálogo com Entidades Representativas instituída pela Portaria Normativa AGU 91, de 10 de maio de 2023. É conselheiro do Observatório da Democracia da Advocacia-Geral da União.
Pedro dos Passos
O Sr. Pedro dos Passos é graduado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e possui mestrado em Economia pela UFRJ. Ingressou no BNDES em 2002, tendo exercido funções executivas em áreas de Financiamento e na área de Mercado de Capitais: (1) Ger 2005-2011 na AMC Pequenas empresas; (2) CD 2011-2015 na AMC-Pequenas empresas; (3) Ger 2016-2017 de Saneamento; (4) CD 2017-2018 de Logística e Transportes; e (5) desde 2018 como Assessor AMC-Dir.
Rafael Caminha Marchesini
Formado em Economia pela PUC-Rio e possui MBA Executivo e Mestrado em Administração de Empresas, com ênfase em Finanças, pela Coppead. Funcionário de carreira do BNDES há 22 anos, onde exerceu diversas posições executivas e de assessoramento à Diretoria Executiva nas áreas de mercado de capitais, crédito à infraestrutura e à indústria, capital de risco, financiamento a exportações, internacional e financeira. Nesse período, atuou por 4 anos como executivo baseado na BNDES PLC, subsidiária do BNDES baseada em Londres, inclusive como diretor executivo, e também foi, por 2 anos, conselheiro de administração da Cipher S.A, empresa investida pela BNDESPAR. Antes de ingressar no BNDES, Rafael foi consultor na Booz Allen & Hamilton.
Ricardo Zamora
O sr. Ricardo Zamora é mestre em Direito Público, diplomado em 2011, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS. Experiência profissional: Foi Procurador Geral Adjunto do município de Porto Alegre, entre os anos de 2001 e 2003, Chefe da Consultoria Jurídica da Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica – Eletrobras CGTEE, entre os anos de 2007 e 2013, Membro do Conselho de Administração da Empresa Gaúcha de Rodovias S/A, entre os anos de 2013 e 2014 e Controlador Geral e Procurador Geral do Município de Canoas, entre os anos de 2015 e 2016. Atuou como Conselheiro da OAB/RS, entre os anos de 2013 e 2016. Atualmente, ocupa o cargo de Secretário Executivo da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República – SECOM.
Rodolfo Torres dos Santos
Economista, professor do Mestrado de Administração Pública/FGV e Doutor em Economia/UFRJ com tese sobre a Universalização de Serviços de Infraestrutura. Atuou como consultor para diferentes instituições. Funcionário de carreira do BNDES desde 2004, ocupando várias funções executivas como: i) Superintendente de Estruturação de Projetos; Superintendente de Saneamento e Transporte e a Superintendente de Infraestrutura Social. Nessa atuação desenvolveu grande interlocução com setor privado (financeiro e investidores) e com órgãos do poder público, como MPF, STF TCU e CGU. Unindo capacidade executiva com visão de planejamento, por ex. coordenou o Panorama Setorial de Mobilidade Urbana estimando a necessidade de investimento no setor. Exerceu o cargo de Diretor de Seguridade da FAPES/BNDES entre 2019 e julho de 2022.
Sandra Márcia Chagas Brandão
A sra. Sandra Marcia Chagas Brandão é graduada em economia pela UFMG com mestrado e doutorado em economia pela UNICAMP. Atua desde janeiro de 2023 como Chefe do Gabinete Adjunto de Informações em Apoio à Decisão da Presidência da República, função que exerceu igualmente nos períodos de janeiro de 2011 a agosto de 2016 e de julho de 2007 a dezembro de 2010. Atuou de janeiro de 2019 a dezembro de 2022 como analista de projetos sênior da Fundação Seade, voltada para políticas públicas no estado de São Paulo. Atuou como assessora especial do governador de Minas Gerais de janeiro de 2017 a dezembro de 2018. Atuou anteriormente no Ministério do Trabalho e Emprego, na FAPESP e no Ministério de Ciência e Tecnologia.
Sérgio Foldes Guimarães
Sergio Foldes Guimarães é Doutor em Administração de Empresas pelo Instituto Coppead de Administração (2020), com tese e trabalhos publicados sobre Governança Corporativa em empresas brasileiras. Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), mestrado em Management na McGill University (2014) e mestrado em Administração de Empresas com ênfase em finanças pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2001), além de diversos cursos de extensão em negócios internacionais e gestão em instituições como INSEAD (França) e Esade(Espanha). Concluiu o Programa International Masters Program for Managers com módulos internacionais na McGill University (Canadá), Lancaster University(Inglaterra), Renmin University(China) e Indian Institute of Management -Bangalore (India), além de cursos de extensão na FGV e Dom Cabral no Brasil. É funcionário concursado do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social desde 1993, com 18 anos de experiência em diversas posições executivas do BNDES, notadamente nas áreas de mercado de capitais, relações internacionais e captação de recursos, se destacando a posição de diretor substituto do BNDES responsável pelas áreas internacionais e de comércio exterior (2014-2016), diretor da BNDES PLC (2013-2016), superintendente da área internacional (2010-2016) e chefe de departamento na área de mercado de capitais (2005-2009). Foi ainda conselheiro de administração da Totvs SA no período de 2009 a 2017 e da Tupy SA em 2023, empresa em que ainda é membro presentemente dos comitês de finanças e estratégia.
Swedenberger do Nascimento Barbosa
Doutor em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília, atual Secretário Executivo do Ministério da Saúde – MS, responsável pela coordenação interna das secretarias temáticas do MS, incluído o complexo econômico industrial da saúde e políticas de atenção à saúde. Atuou por 9 anos (2003/2012) como membro do Conselho de Administração da CHESF – Companhia Hidroelétrica do São Francisco e por 4 anos (2010/2012) e (2012/2014) como membro do Conselho de Administração Terracap – Companhia Imobiliária de Brasília, empresa pública governo do Distrito Federal. Atuou como Secretário de Governo e Chefe da Casa Civil do Distrito Federal (1995-1998 e 2012 -2014); Secretário Executivo da Casa Civil da Presidência da República, Assessor Especial e Chefe de Gabinete Adjunto de Gestão e Atendimento do Presidente da República (2003-2010).
Vicente Giurizatto da Silveira
Engenheiro de Produção formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, com Mestrado em Administração pelo Coppead/UFRJ e MBA em PPP e Concessões pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo – FESPSP. Funcionário do BNDES desde 2009, atualmente gerente da Área de Mercado de Capitais, responsável pelo acompanhamento societário de empresas de capital aberto e fechado. Anteriormente ocupou outras funções executivas no BNDES, atuando como gestor de projetos de privatização, concessões e PPP, além da gestão de fundos de venture capital e private equity investidos pela BNDESPAR. A maior parte de sua carreira no BNDES tem sido dedicada em atividades de mercado de capitais, como investimentos, reestruturações societárias e desinvestimentos, já tendo também ocupado a posição de conselheiro de administração indicado pela BNDESPAR em companhias de diversos portes e setores da economia. Antes de ingressar no BNDES, pela iniciativa privada, foi consultor de empresas em projetos de consultoria estratégica no Brasil e outros países da América Latina.
Vinicius Marques de Carvalho
O sr. Vinicius Marques de Carvalho é graduado em Direito pela Universidade de São Paulo (2001). Doutor em Direito Comercial pela Universidade de São Paulo (2007) e em Direito Comparado – Université Paris 1 Pantheon-Sorbonne (2007). É Lemann Fellow e integrou o Yale Greenberg World Fellow, programa de formação de lideranças da Yale University. Experiência profissional: Desde 2014, é Professor do Departamento de Direito Comercial da Universidade de São Paulo. Especialista em políticas públicas e gestão governamental (EPPGG) do Governo Federal, de 2006 a 2016, foi chefe de gabinete da Secretaria Especial dos Direitos Humanos do Governo Federal. Foi conselheiro do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) entre 2008 e 2011, tendo assumido a presidência da entidade entre 2012 e 2016. Atuou como Secretário de Direito Econômico entre 2011 e 2012. Atualmente, é Ministro de Estado da Controladoria-Geral da União.