Políticas de Mercado de Capitais
Política de atuação
A Política de atuação em mercado de capitais visa a estabelecer diretrizes de atuação do Sistema BNDES por meio de operações de mercado de capitais, envolvendo títulos e valores mobiliários.
A atuação do Sistema BNDES em operações de mercado de capitais é realizada por meio dos seguintes instrumentos, a serem regulamentadas pelas regras dos respectivos produtos:
- Valores Mobiliários de Renda Variável (investimento direto)
- Valores Mobiliários de Renda Fixa (títulos de dívida)
- Participação em Fundos de Investimento
Política de indicação em colegiados
A Política de indicação em colegiados do Sistema BNDES visa estabelecer requisitos e vedações para a seleção dos membros dos órgãos estatutários indicados pelo Sistema BNDES em Entidades e Empresas em que o Sistema BNDES possua participação acionária.
Comparecimento e exercício de voto em Assembleias
A Norma de Exercício do Direito de Voto do Sistema BNDES visa regular os critérios balizadores quantitativos e qualitativos que norteam o Sistema BNDES na decisão de comparecimento e exercício do direito de voto em assembleias gerais de acionistas de companhias abertas ou fechadas integrantes da Carteira de Participações Acionárias do Sistema BNDES.
Código e Relatório Stewardship
A Adesão do Sistema BNDES ao Código Brasileiro de Stewardship da Associação dos Investidores no Mercado de Capitais (AMEC) e CFA Society Brazil tem por objetivo demonstrar o compromisso da instituição em adotar boas práticas de gestão de recursos, exercendo seu papel como investidor institucional relevante, além de aliar esforços com importantes gestores de recursos na defesa da sustentabilidade do mercado de capitais e atendimento à demanda da sociedade e dos órgãos de controle por uma governança interna mais robusta e por maior transparência de sua atuação.
Comitês de Mercado de Capitais
Com o intuito de aprimorar seus processos internos de gestão e de fortalecer sua capacidade de tomar decisões em investimentos, acompanhamento e desinvestimentos em valores mobiliários emitidos por companhias ou em cotas de fundos de investimento, o Sistema BNDES estabeleceu três novos colegiados dentro de suas Áreas de Mercado de Capitais.
Comitê Deliberativo de Mercado de Capitais (CDMC)
O CDMC do BNDES é composto por superintendentes e tem como atribuição avaliar e deliberar sobre a elegibilidade de operações de subscrição de valores mobiliários de renda variável e de fundos de investimento. Saiba mais (PDF - 1,41 MB).
Comitê Consultivo de Mercado de Capitais (CCMC)
O CCMC do BNDES é composto por chefes de departamento e tem como atribuição manifestar-se, de forma consultiva, sobre operações de investimento, acompanhamento e desinvestimento envolvendo valores mobiliários de renda variável (como ações, debêntures conversíveis e participações em fundos). Saiba mais (PDF - 1,41 MB).
Comitê de Avaliação (CAV)
O CAV é um comitê constituído com o objetivo de analisar e padronizar aspectos específicos das avaliações econômico-financeiras de ativos de renda variável elaboradas pelas Áreas de Mercado de Capitais do BNDES, quer seja para avaliar novos investimentos, propor desinvestimentos de ativos sob sua gestão ou até mesmo realizar testes de impairment quando necessário. Saiba mais (PDF - 3,17 MB).
Política socioambiental
A Política socioambiental de atuação em mercado de capitais do sistema BNDES (PSAMC) tem o objetivo de aprimorar as práticas socioambientais não só no financiamento, mas também nas atividades em mercado de capitais do Sistema BNDES. Através desta política o Sistema BNDES pretende elevar a internalização de boas práticas de responsabilidade socioambiental por parte de suas companhias investidas.
Política de Responsabilidade Social, Ambiental e Climática
Desde 2010, o Sistema BNDES possui uma Política de Responsabilidade Social, Ambiental e Climática (PRSAC), já revisada 3 vezes desde sua criação e que estabelece princípios e diretrizes que norteiam a atuação do BNDES em sustentabilidade.