O BNDES financia atividades de restauração ecológica nas modalidades reembolsável e não reembolsável.
No primeiro caso, são financiadas empresas e proprietários rurais. No segundo caso, o apoio é direcionado a instituições sem fins lucrativos que implementam a restauração em unidades de conservação públicas, áreas de preservação permanente, reservas legais em assentamentos rurais, terras indígenas e Reservas Particulares de Patrimônio Natural (RPPN).
O BNDES Restauração Ecológica é a forma de apoio não reembolsável do BNDES a projetos de restauração de todos os biomas brasileiros, exceto o bioma Amazônia, para o qual o Banco dispõe do Fundo Amazônia.
Os objetivos do BNDES Restauração Ecológica são o aumento da cobertura vegetal com espécies nativas, além do fortalecimento da estrutura técnica e de gestão da cadeia produtiva do setor de Restauração Ecológica.
O instrumento sucede e amplia a Iniciativa BNDES Mata Atlântica, ação anterior de apoio não reembolsável ao setor de restauração.
A seleção de projetos apoiados ocorre por meio do anúncio periódico de focos de atuação específicos, com prazo definido para inscrições de propostas. Diferentes focos de atuação podem ser aprovados e vigorar de maneira simultânea e independente.
Conheça as regras do Foco 01/2015, que contempla projetos de restauração do bioma Mata Atlântica.
Projetos de restauração de biomas brasileiros, exceto do bioma Amazônia, com espécies nativas, e que poderão incluir investimentos na cadeia produtiva da restauração.
Aguarde novo anúncio.