O BNDES é uma empresa pública federal, com personalidade jurídica de direito privado e patrimônio próprio, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
De acordo com o Estatuto do BNDES, estabelecido pelo Decreto 4.418, de 11 de outubro de 2002, o Banco é o principal instrumento de execução da política de investimento do Governo Federal e tem por objetivo primordial apoiar programas, projetos, obras e serviços que se relacionem com o desenvolvimento econômico e social do país em uma visão de longo prazo.
O Sistema BNDES é composto por quatro empresas: BNDES, FINAME, BNDESPAR e BNDES Limited e conta, atualmente, com quatro instalações no Brasil (Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Recife) e duas no exterior, em Montevidéu e Londres.
Tendo como referência sua missão, visão e valores, o BNDES realiza financiamentos de longo prazo, subscrição de valores mobiliários, apoio financeiro não reembolsável e prestação de garantia. Presente em todos os setores da economia, financia indústrias, serviços, infraestrutura, agronegócios, meio ambiente, inclusão social e produtiva, desenvolvimento local e regional, inovação e cultura. O BNDES atende a instituições de todos os portes, setor privado, setor público e terceiro setor. O apoio do Banco abrange todo o território nacional e sua política de atuação busca incentivar a demanda por financiamento nas regiões menos desenvolvidas, movimentando a economia e beneficiando toda a sociedade.
O BNDES possui ativo de R$ 715,5 bilhões e uma carteira de crédito e repasses de R$ 492,2 bilhões.[1]
Promover o desenvolvimento sustentável e competitivo da economia brasileira, com geração de emprego e redução das desigualdades sociais e regionais.
Ser o Banco do desenvolvimento do Brasil, instituição de excelência, inovadora e proativa ante os desafios de nossa sociedade.
Ética/Compromisso com o desenvolvimento/Espírito público/Excelência
1. Valor líquido de provisões para risco de crédito.