Estratégia e visão de futuro


O ano de 2012 foi marcado por um processo estruturado de reflexão sobre a estratégia corporativa do BNDES, utilizando como referência central sua missão, visão e valores.

As análises e discussões realizadas foram inspiradas em cenários futuros de longo prazo [10] e nas prioridades expressas nas políticas de governo apoiadas pelo Banco.

Como resultado, foi realizada a revisão dos objetivos estratégicos definidos em 2009, atualizando as definições que devem orientar a atuação do Banco nos próximos anos.

Os novos objetivos deram origem a um novo Mapa Estratégico Corporativo, ilustrando de forma simples e direta o que a estratégia deve alcançar e o que é crítico para seu sucesso.

As perspectivas do Mapa Estratégico Corporativo do BNDES orientam o relato do capítulo Desempenho do BNDES em 2012, do presente relatório.

Mapa Estratégico Corporativo

Mapa estratégico Corporativo. Perspectiva 1: Desenvolvimento Sustentável e Competitivo. Expandir investimentos em intraestrutura. Induzir o fortalecimento da competitividade das empresas brasileiras. Contribuir para a inclusão social e produtiva. Fomentar a inovação, a sustentabilidade socioambiental e o desenvolvimento regional. Perspectiva 2: Sustentabilidade financeira. Diversificar e integrar produtos financeiros. Fortalecer a estrutura patrimonial. Aperfeiçoar a gestão de riscos e retorno. Perspectiva 3: Processos internos. Promover melhores práticas de gestão e integração corporativa. Fortalecer a imagem e a presença do BNDES perante seus principais interlocutores e a sociedade em geral. Perspectiva 4: Aprendizado e competências. Propiciar um ambiente organizacional que estimule a inovação. Promover o desenvolvimento profissional e pessoal dos empregados. Valorizar a gestão de pessoal com pactuação de resultado e avaliação de desempenho.

Fonte:BNDES
Clique na imagem para ampliá-la.

 

10. O seminário “O Brasil e o Mundo em 2022”, realizado por ocasião do aniversário de sessenta anos do Banco e descrito no capítulo Desempenho do BNDES em 2012 > Desempenho operacional > Atuação institucional, do presente relatório, norteou a construção e análise dos cenários futuros.