Diretoria


A Diretoria do BNDES é composta por oito membros: o presidente, o vice-presidente e seis diretores, todos nomeados pelo Presidente da República.

As atividades desempenhadas pelo BNDES são organizadas em áreas que se subdividem em operacionais – responsáveis pela atividade de concessão de crédito e acompanhamento – e de suporte – direcionadas a atividades corporativas de apoio.

Nas áreas operacionais, o trabalho é realizado por equipes multidisciplinares. Esse procedimento visa assegurar análises abrangentes e eficazes dos projetos, utilizando a formação técnica de cada profissional. Esse caráter multidisciplinar permite que o empregado tenha conhecimento de todo o processo em que está inserido e não apenas de parte dele.

As principais decisões do BNDES são tomadas pela Diretoria, em consonância com as finalidades e os objetivos previstos em seu Estatuto Social e com a orientação superior do Conselho de Administração do BNDES, por proposta das áreas e de seus respectivos diretores, em reuniões ordinárias semanais ou extraordinárias (por convocação do presidente), na forma de decisões (de caráter específico) ou resoluções (caráter geral). Contudo, existem outros colegiados com finalidade deliberativa que envolvem, além dos diretores, os superintendentes, conforme se observa no quadro a seguir.
 

Principais comitês executivos do BNDES
Comitê Composição Atribuições
Comitê de Planejamento Presidente; vice-presidente; diretores; chefe do Gabinete da Presidência; superintendentes
  • Coordenar a formulação e o acompanhamento da estratégia corporativa e promover, anualmente, sua atualização; e
  • avaliar os resultados alcançados e discutir a incorporação de ajustes e melhorias na estratégia corporativa.
Comitê Gerencial Superintendentes; chefe da Secretaria Geral do Gabinete da Presidência;chefe do Departamento de Estratégia Corporativa da Área de Planejamento
  • Zelar pela implementação eficiente das políticas operacionais, de crédito, financeiras e corporativas;
  • promover o fortalecimento das relações entre as unidades fundamentais; e
  • zelar pelo cumprimento das decisões e resoluções, de caráter gerencial, emanadas da Diretoria.
Comitê de Enquadramento e Crédito (CEC) Superintendentes de Planejamento, de Crédito, Industrial, de Infraestrutura, de Insumos Básicos, de Infraestrutura Social, de Comércio Exterior, de Operações Indiretas, de Mercado de Capitais, de Capital Empreendedor, de Meio Ambiente, Financeiro, Internacional, Jurídico
  • Apreciar os pedidos de colaboração financeira constantes das cartas-consultas; e
  • decidir sobre seu enquadramento nas políticas operacionais, com comunicação à Diretoria.
Comitê de Orçamento Presidente; vice-presidente; diretores; chefe do Gabinete da Presidência;* chefe da Auditoria;* superintendentes*
  • Fixar as diretrizes para a elaboração da proposta do orçamento;
  • acompanhar o desempenho orçamentário; e
  • aprovar medidas objetivando maximizar a situação de caixa.
Comitê de Gestão de Risco (CGR) Presidente; vice-presidente; diretores; chefe do Gabinete da Presidência;* superintendente da Área de Gestão de Riscos
  • Propor as políticas de administração de riscos de mercado, liquidez, crédito e operacional; e
  • avaliar os ambientes de riscos.
Comitê de Assuntos Financeiros (CAF) Superintendentes Financeiro, de Crédito, Planejamento, Gestão de Riscos*, Mercado de Capitais* e Internacional*
  • Rever o modelo de determinação do spread básico;
  • sugerir cenários de metas de crescimento-alvo do Patrimônio Líquido; e
  • sugerir eventuais mudanças de política financeira e de crédito à Diretoria.
Comitê de Arranjos Produtivos, Inovação, Desenvolvimento Local, Regional e Socioambiental (CAR-IMA) Presidente; chefe do Gabinete da Presidência; superintendentes Industrial, de Insumos Básicos, de Infraestrutura, de Operações Indiretas, de Planejamento, de Infraestrutura Social, de Capital Empreendedor, de Crédito, Financeiro, de Meio Ambiente, de Agropecuária e Inclusão Social, de Recursos Humanos, de Pesquisa e Acompanhamento Econômico; assessor designado pelo presidente
  • Avaliar os instrumentos adotados pelo BNDES de potencial impacto em arranjos produtivos e inovativos, na inovação e no desenvolvimento local, regional e socioambiental.
Comitê Consultivo do Funtec (CCTEC) Superintendente de Planejamento; empregados de carreira; representante do governo federal; especialistas externos
  • Avaliar os pedidos de colaboração financeira constantes das Consultas Prévias submetidas ao BNDES no âmbito do Funtec.
Comitê Gestor do Sistema de Garantias (CGSG) Representantes das áreas de Crédito, Industrial, de Insumos Básicos, de Infraestrutura, de Infraestrutura Social, de Mercado de Capitais, de Meio Ambiente, de Comércio Exterior, Financeira, Jurídica, de Gestão de Riscos, de Tecnologia da Informação
  • Zelar pela uniformização de procedimentos e pela qualidade das informações registradas no Sistema de Garantias (GRT);
  • definir regras para o controle de acesso a informações manipuladas pelo GRT;
  • identificar e acompanhar eventuais oportunidades de aperfeiçoamento do GRT; e
  • auxiliar na orientação e no treinamento dos usuários.

* Sem direito a voto