Os bancos de desenvolvimento são instituições públicas que surgiram na década de 1940, no esforço de reconstrução pós-guerras mundiais e, desde então, vêm cumprindo papel relevante para o desenvolvimento socioeconômico dos países e regiões onde atuam, conforme os diferentes estágios em que se encontram, em cenários tanto de estabilidade quanto de crise.
Cada instituição tem sua forma de operar, mas, em comum, todas aplicam capital intelectual, humano, social e financeiro – este, em geral, de fontes públicas – para auxiliar a implementação de políticas e contribuir para que os setores privado e público assumam riscos e desafios em investimentos estratégicos de longo prazo, destacando-se, nas últimas décadas, a crescente atenção para a integração das dimensões econômica, social e ambiental do desenvolvimento.
O BNDES atua como principal instrumento de execução da política de investimentos do Governo Federal, tendo por missão a promoção do desenvolvimento sustentável e competitivo da economia brasileira, com geração de emprego e redução das desigualdades sociais e regionais.
O BNDES é uma empresa pública federal vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. O Banco tem suas ações orientadas pelo Conselho de Administração, pelo Comitê de Auditoria e pelo Conselho Fiscal e presta contas para diversas instâncias de governo: Ministério da Fazenda, Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Banco Central, Congresso Nacional, Controladoria Geral da União e Tribunal de Contas da União.
O BNDES promove o desenvolvimento em parceria com seus clientes de apoio financeiro – empreendedores de todos os portes e em todo o território nacional, públicos, privados ou individuais – e com os agentes financeiros credenciados para o repasse de recursos.
Financiamentos de longo prazo e operações no mercado de capitais.
São definidos setores econômicos e temas prioritários com base nas políticas públicas, no momento econômico e nas demandas do país. As Políticas Operacionais do BNDES consolidam as condições de apoio financeiro na forma de produtos, linhas e programas. Setores e temas prioritários contam com condições diferenciadas: melhores taxas, maiores prazos de pagamento e maiores percentuais de participação financeira do Banco.
Produzindo estudos próprios ou apoiando, com recursos não reembolsáveis, estudos técnicos ou pesquisas de terceiros que possam orientar a formulação de políticas públicas e que estejam relacionados ao desenvolvimento econômico e social do Brasil e de outros territórios que apresentem oportunidades para empresas brasileiras como a América Latina e África.
Financiamentos concedidos diretamente aos clientes;
Financiamentos indiretos (realizados por intermédio de agentes financeiros, tais como os bancos comerciais);
Financiamentos utilizando o Fundo Garantidor para Investimentos (BNDES FGI);
Financiamentos por meio do Cartão BNDES, também com participação de agentes financeiros;
Operações no mercado de capitais por meio da subsidiária BNDESPAR, tais como subscrição de ações, debêntures conversíveis, cotas de fundos de investimento e outros valores mobiliários.
O BNDES apoia projetos de concessões públicas e parcerias público-privadas de qualquer das esferas de governo, participando das várias etapas do processo, tais como a contratação de estudos e pesquisas de viabilidade, lançamento de edital até a efetiva licitação pública e outorga à iniciativa privada.
Por meio de análises da economia, dos setores econômicos e do desenvolvimento nacional, feitas por empregados do Banco. O BNDES pode, ainda, contratar de terceiros estudos sobre temas específicos.
Para desempenhar suas ações, o BNDES conta com recursos financeiros de longo prazo, processos estruturados e sólidas práticas e políticas de governança, conhecimento profundo da economia brasileira, empregados compromissados e capacitados e uma ampla gama de relacionamentos com as diversas esferas da sociedade civil, governos, agentes financeiros intermediários e organismos internacionais.
A concessão de apoio financeiro segue os princípios de segregação de função, com decisões tomadas em colegiados
Conhecimento profundo da economia brasileira, adquirido no acompanhamento dos projetos apoiados ao longo de seis décadas de atividade e dos estudos e análises econômicas realizados
Empregados admitidos por concurso público
Com governo, clientes, associações, agentes financeiros intermediários, sociedade civil
A maior parte vem do retorno das próprias operações do Banco, ou seja, do pagamento dos financiamentos concedidos
Atento ao processo de desenvolvimento do Brasil e para fazer face aos desafios que se apresentam, o BNDES atua de forma ampla, diversificada e abrangente. Um conjunto de políticas e procedimentos e diversos produtos e mecanismos de apoio técnico, financeiro e institucional orientam e operacionalizam sua atuação com base em uma visão integrada de desenvolvimento sustentável.
Mais que uma meta, o desenvolvimento sustentável e competitivo é um processo dinâmico que, a cada estágio, requer uma atuação diferenciada da instituição. A figura ao lado ilustra as grandes entregas que o Banco realiza para a sociedade em prol do desenvolvimento.
Colabora na formulação de políticas públicas
Promove a execução de estratégias de desenvolvimento sustentável
Apoia a inclusão social e produtiva
Estimula atividades de maior dinamismo e risco, como a inovação e a economia verde
Contribui para o fortalecimento do mercado de capitais e para o desenvolvimento de uma indústria financeira de longo prazo no país
Sustenta o crédito em momentos de crise
Amplia a infraestrutura econômica, urbana e social
Fortalece a capacidade produtiva e a competitividade
Viabiliza projetos em todo o território nacional e com clientes de todos os portes
Promove a criação e manutenção de empregos
Complementa o sistema financeiro privado contribuindo para o fluxo de investimentos na economia
Apoia a exportação e a internacionalização das empresas brasileiras
Induz a adoção de melhores práticas de responsabilidade social e ambiental
Contribui para o desenvolvimento regional