Projeto Agir


Iniciado em 2005, o Projeto AGIR tem por objetivo definir e implementar uma solução integrada de recursos para o BNDES, promovendo o aperfeiçoamento dos processos internos do Banco, melhores práticas de gestão, integração corporativa e a adoção de um modelo de negócios orientado por processos.

A implementação do projeto compreende a execução de uma série de programas integrados em que podemos destacar o Programa Aplicativos de Mercado (PAM) e o Programa Aplicativos Desenvolvidos (PAD).

 Ilustração sobre  a Solução Agir. P A M: Aplicativos de mercado. Processos para os quais existem opções disponíveis no mercado. Processos dos serviços compartilhados. Indicação: aquisição de solução de E R P – Enterprise Resource Planning (Sistema de Gestão Integrada). Vencedor da licitação: Consórcio Visão, com o software SAP. P A D: Aplicativos desenvolvidos. Processo para os quais não há no mercado uma solução robusta, flexível o suficiente que atenda aos requisitos do B N D E S. Processos core do B N D E S (captação de recursos, enquadramento, análise de financiamento, liberação de crédito, etc). Indicação: desenvolvimento de umja solução customizada. Vencedor da licitação: consórcio interagir (oito empresas).

Programa Aplicativos de Mercado:

  • Término da operação assistida (pós-implantação) dos processos financeiros e contábeis implantados no fim de 2011;
  • início da implantação dos processos derçamento e custos, jurídico, recursos humanos, administração, planejamento e apoio à gestão, auditoria, controles internos  e gestão de risco operacional.

Programa Aplicativos Desenvolvidos:

  • Assinatura do contrato com o Consórcio Interagir, liderado pela empresa Powerlogic e vencedor da licitação, para a execução dos serviços técnicos que compõem o programa;
  • no segundo semestre de 2012, foi finalizada a fase de planejamento do programa, incluindo o plano de trabalho detalhado de escopo, recursos e prazos, assim como um plano  de gestão da mudança;
  • a Onda 1 deste programa engloba a implantação dos processos e sistemas de Desenvolvimento de Produtos, Risco de Crédito, Gestão do Cadastro de Entidades Externas, Cadastro de Grupos Econômicos, Integrador Gerencial Contábil, Credenciais e Acesso, Papéis e Grupos, Informações Centrais e Apoio à deliberação. Também fazem parte dessa onda os processos de Concessão e Acompanhamento de Apoio Financeiro para os produtos, programas e fundos que seguem a sistemática Finem: BNDES Finem, Project Finance, Limite de Crédito, Empréstimo-Ponte, Debêntures simples privadas e fundos (Funtec, FEP, Fundo Amazônia, entre outros). Outro projeto contemplado nessa onda é a reformulação da intranet do BNDES.