Ecoeficiência do BNDES


ENERGIA: MODERNIZAÇÃO E EFICIÊNCIA

Em 2012, o número de empregados lotados no edifício Edserj, na Av. República do Chile, 100, aumentou aproximadamente 3,5%, em virtude do término das obras de modernização dos pavimentos e consequente retorno dos empregados ao edifício. O consumo de energia, entretanto, cresceu em ritmo menor (1,5%), refletindo o sucesso das ações de melhorias, ampliação e eficientização de diversos sistemas do edifício iniciadas em anos anteriores.

COMPRAS SUSTENTÁVEIS

Da mesma forma que já praticava em anos anteriores na aquisição de papel de consumo, o BNDES em 2012 incluiu a exigência de utilização de material reciclado nas licitações de itens de mobiliário e na execução das obras de reforma do Departamento Regional Sul (DESUL), em São Paulo.

Também incluiu nas licitações de material de consumo (toner para impressoras) a obediência ao sistema de logística reversa, de acordo com o disposto na Lei 12.305/2010, e nas contratações de obras (DESUL e DENOR) a observância da Resolução Conama 307/2002, que exige a reciclagem ou encaminhamento adequado de resíduos sólidos.

RECICLAGEM DE RESÍDUOS

Em 2012, todos os resíduos produzidos no Edserj foram destinados para cooperativas de catadores, cumprindo integralmente o estabelecido no Decreto 5.940/06. Os principais materiais destinados à reciclagem foram:


Copos plásticos 8.740 kg
Garrafa PET 3.344 kg
Jornal 25.916 kg
Papel de escritório 71.033 kg
Papelão 22.951 kg
Papel-toalha 20.483 kg
Caixa de leite 761 kg
Garrafa de vidro 537 kg
Fio rígido 5.142 kg
Lata de alumínio 509 kg
Sucata de ferro 68.792 kg
Cartucho de tinta 898 kg

Além disso, 9.548 unidades de lâmpadas fluorescentes foram enviadas à empresa especializada para descontaminação e posterior reciclagem.

CAMPANHA DE SUSTENTABILIDADE INTERNA

Em 2012, o BNDES realizou uma campanha interna de divulgação, com o tema: “Preservar o meio ambiente? Não custa nada”.

Além de ampliar a conscientização dos usuários das instalações do BNDES, a campanha serviu para divulgar os principais programas de eficientização em andamento, como o projeto iluminação por LED e a modernização dos elevadores e, principalmente, as novas ações para diminuir a produção de resíduos e melhorar ainda mais o sistema de coleta: a utilização das caixas coletoras específicas para lâmpadas eletrônicas, óleo de cozinha, remédios vencidos e chapas de raios X, o estímulo à reutilização de copos descartáveis e a substituição de garrafas plásticas por purificadores para fornecimento de água potável. Como resultado, o número de resíduos gerados com esses itens caiu significativamente a partir do início da campanha, em outubro, como demonstram os gráficos a seguir:

NÚMERO DE GARRAFAS DE ÁGUA 500 ML

Gráfico mostra a diminuição do consumo de garrafas de água mineral de 500 ml. Janeiro: 10 mil, 149 garrafas. Fevereiro: 10 mil, 711 garrafas. Março: 14 mil, 230 garrafas. Abril: 11 mil, 427 garrafas. Maio: 13 mil, 976 garrafas. Junho: 12 mil., 878 garrafas. Julho. 14 mil, 262 garrafas. Agosto: 16 mil, 996 garrafas. Setembro: 14 mil, 914 garrafas. Outubro: 12 mil, 618 garrafas. Novembro: 3 mil, 422 garrafas. Dezembro: 3 mil, 359 garrafas. 

CONSUMO DE GALÕES DE 20 L

Gráfico reflete o Consumo de galões de água de 20 litros. Janeiro: 1 mil, 135 galões. Fevereiro: 1 mil, 63 galões. Março: 1 mil, 178 galões. Abril: 923 galões. Maio: 1 mil, 19 galões. Junho: 938 galões. Julho: 1 mil, 47 galões. Agosto: 1 mil, 210 galões. Setembro: 796 galões. Outubro: 311 galões. Novembro: 248 galões. Dezembro: 215 galões.

CONSUMO DE COPOS DESCARTÁVEIS (EM MILHARES)

Gráfico mostra o consumo de copos descartáveis. Janeiro: 437 mil. Fevereiro: 390 mil. Março: 466 mil. Abril: 395 mil. Maio: 458 mil. Junho: 427 mil. Julho: 485 mil. Agosto: 509 mil. Setembro: 397 mil. Outubro: 469 mil. Novembro: 352 mil. Dezembro: 362 mil.