Em 2012, o número de empregados lotados no edifício Edserj, na Av. República do Chile, 100, aumentou aproximadamente 3,5%, em virtude do término das obras de modernização dos pavimentos e consequente retorno dos empregados ao edifício. O consumo de energia, entretanto, cresceu em ritmo menor (1,5%), refletindo o sucesso das ações de melhorias, ampliação e eficientização de diversos sistemas do edifício iniciadas em anos anteriores.
Da mesma forma que já praticava em anos anteriores na aquisição de papel de consumo, o BNDES em 2012 incluiu a exigência de utilização de material reciclado nas licitações de itens de mobiliário e na execução das obras de reforma do Departamento Regional Sul (DESUL), em São Paulo.
Também incluiu nas licitações de material de consumo (toner para impressoras) a obediência ao sistema de logística reversa, de acordo com o disposto na Lei 12.305/2010, e nas contratações de obras (DESUL e DENOR) a observância da Resolução Conama 307/2002, que exige a reciclagem ou encaminhamento adequado de resíduos sólidos.
Em 2012, todos os resíduos produzidos no Edserj foram destinados para cooperativas de catadores, cumprindo integralmente o estabelecido no Decreto 5.940/06. Os principais materiais destinados à reciclagem foram:
Copos plásticos | 8.740 kg |
Garrafa PET | 3.344 kg |
Jornal | 25.916 kg |
Papel de escritório | 71.033 kg |
Papelão | 22.951 kg |
Papel-toalha | 20.483 kg |
Caixa de leite | 761 kg |
Garrafa de vidro | 537 kg |
Fio rígido | 5.142 kg |
Lata de alumínio | 509 kg |
Sucata de ferro | 68.792 kg |
Cartucho de tinta | 898 kg |
Além disso, 9.548 unidades de lâmpadas fluorescentes foram enviadas à empresa especializada para descontaminação e posterior reciclagem.
Em 2012, o BNDES realizou uma campanha interna de divulgação, com o tema: “Preservar o meio ambiente? Não custa nada”.
Além de ampliar a conscientização dos usuários das instalações do BNDES, a campanha serviu para divulgar os principais programas de eficientização em andamento, como o projeto iluminação por LED e a modernização dos elevadores e, principalmente, as novas ações para diminuir a produção de resíduos e melhorar ainda mais o sistema de coleta: a utilização das caixas coletoras específicas para lâmpadas eletrônicas, óleo de cozinha, remédios vencidos e chapas de raios X, o estímulo à reutilização de copos descartáveis e a substituição de garrafas plásticas por purificadores para fornecimento de água potável. Como resultado, o número de resíduos gerados com esses itens caiu significativamente a partir do início da campanha, em outubro, como demonstram os gráficos a seguir: