Uma instituição gera valor transformando os insumos de que dispõe em benefícios para a sociedade. Conheça nosso modelo de criação de valor, que mostra, de maneira simplificada, como utilizamos nossos capitais, transformando nossos insumos em resultados e grandes entregas em prol do desenvolvimento brasileiro.
Quais são as
nossas entregas
para a sociedade?
Atentos ao processo de desenvolvimento do Brasil e para fazer frente aos desafios que se apresentam, atuamos de forma ampla, diversificada e abrangente. Mais que uma meta, o desenvolvimento sustentável e competitivo é um processo dinâmico que, a cada estágio, requer uma atuação diferenciada da instituição.
Nos últimos anos, realizamos uma série de esforços para avaliar nossa atuação, na tentativa de verificar e aperfeiçoar nossa contribuição para o desenvolvimento sustentável e competitivo da economia brasileira. Por meio do Sistema de Monitoramento e Avaliação (M&A), informações são geradas e organizadas permitindo o monitoramento e a avaliação de nossos projetos, programas, produtos e políticas.
O sistema visa contribuir para a análise de novas operações pelo corpo funcional, para orientar melhor o processo de aprendizado de nosso planejamento e para prestar contas à sociedade. Algumas atividades envolvem parcerias com outras instituições na realização das análises, assegurando a viabilização de avaliações independentes e de alta qualidade. Em 2015, uma entrega importante desse processo foi o Relatório de Efetividade 2007-2014, que apresentou resultados imediatos e efeitos alcançados pelas intervenções que apoiamos no período.
É exposto no relatório um conjunto extenso de indicadores que refletem entregas imediatas ou a eficácia do apoio financeiro concedido. Além disso, o documento consolida e resume estudos que buscam analisar os resultados obtidos e as causas dos impactos observados, isto é, as avaliações de efetividade. As informações estão organizadas dentro dos temas do planejamento estratégico, como a contribuição para o desenvolvimento regional, a inclusão social, o estímulo a atividades de inovação e economia verde e a ampliação da infraestrutura econômica, urbana e social.
Também temos ciência de que, como qualquer empresa, nossas ações podem gerar impactos negativos e, por isso, buscamos mapear e mitigar os riscos inerentes a nossa atuação.
A concessão de apoio financeiro segue os princípios de segregação de função, com diferentes atividades do processo atribuídas a diferentes grupos e decisões tomadas em colegiados.
Adquirido no acompanhamento de projetos apoiados ao longo de seis décadas de atividade
e a partir dos estudos e análises econômicas realizados.
Corpo funcional qualificado e comprometido com os valores da instituição, com empregados admitidos por concurso público.
Com governo, clientes, associações, agentes financeiros, sociedade civil, entre outros.
A maior parte dos recursos disponíveis para novos apoios vem do retorno das operações de crédito do Banco.
Apoiamos projetos de concessões públicas e parcerias público-privadas de qualquer esfera de governo, participando das várias etapas do processo, tais como a contratação de estudos e pesquisas de viabilidade, o lançamento de edital e a efetiva licitação pública e outorga à iniciativa privada.
Apoiamos projetos de investimentos, aquisição e exportação de bens e serviços, bem como vários tipos de empreendimentos por meio de financiamentos de longo prazo e operações no mercado de capitais.
Para o apoio, são definidos setores econômicos e temas prioritários com base nas políticas públicas, no momento econômico e nas demandas do país. As condições de apoio são definidas por nossas políticas operacionais, que as consolidam na forma de produtos, linhas e programas. Setores e temas prioritários contam com condições diferenciadas: melhores taxas, maiores prazos de pagamento e maiores percentuais de participação financeira do Banco.
Produzimos regularmente análises da economia, dos setores econômicos e do desenvolvimento nacional que servem como base para nossa atuação e como referência para os interessados no tema. Também apoiamos, com recursos não reembolsáveis, estudos técnicos ou pesquisas de terceiros sobre temas específicos relacionados ao desenvolvimento econômico e social do Brasil e de outros territórios, como América Latina e África, que ofereçam oportunidades para empresas brasileiras.