Palestrantes
Bruno Barbosa Schmidt
Gerente de soluções de Blockchain no Programa de transformação tecnológica da Diretoria de Tecnologia do Banco do Brasil. Iniciou carreira como desenvolvedor de software em 1998, trabalha no BB desde 2000 e sempre esteve envolvido em sistemas críticos de integração e segurança. Hoje lidera no BB a iniciativa de Blockchain e é o representante da instituição no GT de Blockchain da Febraban.
Fabiano Mattos
Analista de Sistemas e Administrador com MBA Executivo pelo COPPEAD/UFRJ. Atuou como Líder de Tecnologia do BNDES Garagem, projeto que visa incentivar o ecossistema de inovação atuando junto a startups. Mentor do Programa Lean Startup pela UC Berkeley, Advisor de Startups e Presidente do Capítulo do Rio de Janeiro do Global Blockchain Association - GBA.
Flávia Maia
Arquiteta Urbanista. Especialista em Sustentabilidade e Resiliência Urbana (PUC Rio). Mestre e Doutoranda em Urbanismo (UFRJ), com ênfase em Urbanismo Smart. Foi bolsista do programa Erasmus, linha Smart Cities and Smart Grids for Sustainable Development e pesquisadora convidada de Doutorado da Delft University of Technology (TU Delft, Holanda). Fellow na Women’s Leadership Network in Brazil, Columbia Global Center. Tem experiência em redes de investigação e prática de cidades inteligentes. É co-autora do projeto vencedor do fundo Euroclima+, Observatório da Mobilidade, categoria Mobilidade Sustentável. Interesses recentes envolvem equidade de gênero, inovação em planejamento e gestão, tecnologias participativas para enfrentamento da mudança climática.
Gabriela Ruberg
Tem mais de 20 anos de experiência no serviço público brasileiro. Sua formação inclui bacharelado em Ciência da Computação, mestrado e doutorado em Engenharia de Software e Ciência da Computação, com ênfase em bancos de dados e sistemas distribuídos. No Banco Central do Brasil (BCB) desde 2000, ela contribuiu com diversos projetos relevantes e estratégicos, a maioria deles em Business Intelligence. Como chefe do Gabinete de Governança da Informação do BCB desde sua criação em 2013, lidera importantes programas de gerenciamento de dados, como os dados abertos, o MDM e programas de qualidade de dados. Também liderou a iniciativa de blockchain da PIER para promover o intercâmbio de informações flexível e seguro entre os reguladores do sistema financeiro brasileiro.
Gabriel Aleixo
Graduado em Administração pela FGV, possui cursos de Criptografia e Inovação pela Universidade de Cambridge. Co-criador e apresentador da web série Bitcoin em Português, primeiro curso aberto sobre Bitcoin em língua portuguesa. Pesquisador Sênior do ITS Rio, atuando desde 2013 nas frentes de criptomoedas, tecnologia blockchain e segurança da informação. Head of Research da QR Capital e co-fundador da Hathor Network. Mediador e Instrutor em diversos congressos, eventos e cursos de Blockchain em todo território nacional.
Gladstone Arantes
Com mais de 20 anos de experiência na área de TI, Gladstone Arantes é doutor pela COPPE/UFRJ na área de algoritmos distribuídos. Foi coordenador de programas de pós-graduação em arquitetura e governança de TI. É líder técnico da Iniciativa Blockchain do BNDES e membro do GT Blockchain da Febraban. É palestrante e coautor de artigos sobre o tema.
José Alexandre Vasco
Superintendente de Proteção e Orientação aos Investidores da CVM, onde ingressou em 1997. Coordena o Laboratório de Inovação Financeira da CVM e o Centro de Educação Financeira OCDE-CVM para a América Latina. É Presidente do Comitê de Investidores da Organização Internacional das Comissões de Valores e integra o Conselho da Rede Internacional de Educação Financeira da OCDE. Bacharel e mestre em Direito pela UERJ, com MBA em Finanças pela FGV-RJ.
Luiza Mesquita
Graduada em Relações Internacionais pela Fundação Armando Álvares e Penteado (FAAP) e Mestre em Administração de empresas na linha de TI pela Fundação Getulio Vargas (FGV-SP), aprofundando-se no debate sobre economia colaborativa, criativa e inovação. Recebeu o título pela defesa da dissertação “As práticas que sustentam o trabalho colaborativo em espaços de coworking e o papel das Tecnologias de Informação e Comunicação: Estudo de caso da Goma”. Trabalhou durante cinco anos no centro de estudos sobre o desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) como coordenadora de pesquisa. É coordenadora de projetos do ITS Rio, liderando a linha de pesquisa Repensando Inovação.
Marco Túlio da Silva Lima
Bacharel em Ciência da Computação pela PUC-GO e especialista em Orientação a Objetos e Internet pelo Centro Universitário de Goiás Uni-Anhanguera. Analista de Desenvolvimento do Serpro, atua desde 2017 como gerente dos projetos relacionados às tecnologias blockchain/DLT. É membro do Grupo de Estudos Blockchain em Aplicações de Interesse Público do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio (ITS-Rio) e do Instituto de Referência em Internet e Sociedade (IRIS).
Max Pinheiro Mendes
Graduado em Sistemas de Informações, Especialista em Governança de TI e pós-graduando em Inteligência Artificial. Atua como Assessor de TI na Equipe de Prospecção de novas tecnologias da Diretoria de Suprimentos, Infraestrutura e Patrimônio do BANCO DO BRASIL em Brasília. É um entusiasta da tecnologia blockchain, que estuda há 2 anos.
Ronald Cesar Thompson
Auditor da Receita Federal do Brasil. Engenheiro de Computação pela PUC-RJ, com Especialização na GeorgiaTech - USA e MBA - COPPEAD - UFRJ - RJ. Gerente dos projetos: Gestão de serviços (2012-2015), Reconhecimento facial (2015-2016) e Blockchain (2017-) da Receita Federal do Brasil
Rosine Kadamani
Pioneira no estudo sobre bitcoin, blockchain e temas correlatos, promovendo desde 2014 a difusão do conhecimento e o debate sobre o assunto através da organização e curadoria de eventos, participação em dezenas de painéis, artigos, rádio e televisão, e tendo integrado painel em audiência pública para discussão legislativa. Co-fundadora da Blockchain Academy, primeiro projeto educativo brasileiro focado no desenvolvimento e formação de um ecossistema inovador de empreendedores, novos modelos de negócios e iniciativas utilizando infraestruturas Blockchain e DLTs. Advogada por 13 anos em Pinheiro Neto Advogados. Especializada em Direito Bancário. Graduada em Direito pela PUC-SP e pós-graduada em LLM – Mercado Financeiro e de capitais pelo INSPER-SP.
Suzana Maranhão Moreno
Mestre em TI pela PUC-Rio, barachel em Economia e cursando o mestrado de Moeda Digital da universidade de Nicosia em Chipre, Suzana tem 15 anos de experiência em TI. Compõe a equipe de blockchain do BNDES, escreve e avalia artigos técnicos sobre DLT e é a delegada brasileira no grupo de estudos de DLT do ITU/ONU, sendo líder do subgrupo de casos de uso.
Vanessa Almeida
É líder da Iniciativa Blockchain do BNDES, uma das propostas ganhadoras do concurso de inovação realizado na organização. Mestre em informática e pós-graduada em desenvolvimento econômico e social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Com mais de 15 anos de experiência em projetos de tecnologia, foi uma das líderes do programa de transformação organizacional do BNDES. Faz parte da primeira turma do Columbia Women's Leardeship Network in Brasil, que busca construir uma rede de mulheres líderes no setor público brasileiro. Sempre em versão beta, acredita que inovação e empreendedorismo vão transformar o Brasil.
Vinícius de Faria Silva
É Analista de Planejamento e Orçamento (APO) do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG), e atualmente ocupa o cargo de Coordenador Geral de Arquitetura, Processos e Soluções de TIC da Secretaria de TIC (SETIC) do MPDG. É Bacharel em Ciências da Computação pela Universidade de São Paulo (USP), possui 10+ anos de experiência na área privada, atuando no Brasil, Alemanha e EUA e 7+ anos de experiência atuando na Administração Pública Federal.