O que não apoiamos
Nossa lista de exclusão e de apoio condicionado passa por aprimoramento contínuo para reforçar nosso pioneirismo nos temas socioambientais e climáticos.
O BNDES não apoia, entre outros projetos, a geração de energia termelétrica exclusivamente a carvão mineral ou a óleo derivado de petróleo, bem como investimentos relacionados ao uso de óleo derivado de petróleo, seja em projetos híbridos no âmbito do Sistema Integrado Nacional (SIN) ou em sistemas isolados.
Empreendimentos que dependem da madeira como principal matéria-prima podem ser apoiados quando a madeira for proveniente de floresta plantada. Nos casos em que a madeira seja derivada de mata nativa ou de empreendimentos associados à exploração de vegetação primária ou de espécies nativas, o apoio é condicionado à existência de um plano de manejo florestal sustentável. Contamos também com diretrizes consolidadas para o apoio financeiro a frigoríficos, que incluem um sistema de rastreabilidade para acompanhamento socioambiental da cadeia de fornecimento.
> Conheça a lista de exclusão e de apoio condicionado.
Setores com regulamentação específica
O apoio a frigoríficos, processamento de cana de açúcar, mineração e geração termelétrica deve atender a diretrizes previstas em regulamentos socioambientais específicos, podendo ser solicitada comprovação e declaração da cliente quanto ao atendimento dessas normas.
Acesse os regulamentos abaixo:
Diretrizes Socioambientais para a Pecuária Bovina
Critérios Ambientais para o Apoio ao Setor de Processamento de Cana de Açúcar
Política Socioambiental para o Setor de Mineração
Regulamento de critérios ambientais para o apoio do Sistema BNDES ao segmento de geração termelétrica
Veja também
Regulamento de Gestão Socioambiental e Climática de Operações