Soluções de finanças sustentáveis
Veja a seguir as principais soluções que oferecemos para investimentos relacionados ao desenvolvimento sustentável.
ASG: Em nosso site, usamos este símbolo para marcar soluções com foco direto no desenvolvimento sustentável, apoiando investimentos de caráter ambiental, social ou de governança de nossos clientes. Mas aqui já fizemos um recorte das soluções ASG para você.
Captações
O BNDES emite green bonds (títulos verdes) no mercado internacional e também Letras financeiras verdes no mercado doméstico. Em 2021, lançamos nosso framework de emissão de títulos sustentáveis (sustainability bond framework), ampliando as possibilidades de captação de títulos verdes, sociais e sustentáveis. Contamos também com parcerias com organismos multilaterais, em uma carteira atual que reúne entidades como BID, JBIC, KFW, NDB, AFD e NIB.k
Framework de emissão de títulos sustentáveis (Sustainability bond framework)
Em abril de 2021, o BNDES lançou seu Sustainability Bond Framework (SBF). Esse documento viabiliza a emissão pelo Banco de títulos verdes, sociais e sustentáveis, no Brasil e no exterior.
- Framework de emissão de títulos sustentáveis (português)
- Sustainability bond framework (inglês)
Letras financeiras verdes
O Banco emitiu R$ 1 bilhão em Letras Financeiras Verdes (LFV) em 22 de outubro de 2020.
Na prática, o BNDES levantará recursos com a emissão de Letras Financeiras Verdes e os repassará para financiar projetos com esses princípios.
Green bonds
Em 9 de maio de 2017, o BNDES emitiu green bonds (títulos verdes) no mercado internacional. O título de US$ 1 bilhão tem prazo de sete anos e foi listado na Bolsa Verde de Luxemburgo. Os recursos destinam-se a financiar investimentos relacionados com projetos novos e existentes de energia eólica e solar.
O Relatório Anual 2018 do Green Bond do BNDES contempla a totalidade da alocação de recursos em projetos elegíveis e encontram-se também publicadas informações relativas à geração de energia e redução de emissão de carbono dos projetos e os respectivos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
A partir de 2019, são também publicadas informações relativas à geração de energia e redução de emissão de carbono dos projetos e os respectivos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.