Como solicitar
O cliente pode solicitar o financiamento diretamente ao BNDES (apoio direto) ou por meio de instituições financeiras credenciadas (apoio indireto). A forma de apoio depende da finalidade e do valor do financiamento. No apoio indireto, as instituições financeiras parceiras do BNDES atuam como intermediárias na concessão do financiamento, assumindo o risco de crédito (risco de não pagamento pelo cliente) total ou parcialmente. Como o BNDES não possui agências, o apoio indireto permite que seus recursos cheguem a clientes em todos os municípios do Brasil através das instituições financeiras.
Em geral, são realizadas na forma de apoio indireto todas as operações de financiamento à compra isolada de máquinas e equipamentos, bem como financiamentos inferiores a R$ 10 milhões destinados a projetos de implantação, modernização e expansão de empreendimentos.
Para solicitar apoio direto ao BNDES, é necessário, em geral, que o financiamento tenha valor superior a R$ 40 milhões (ou R$ 20 milhões a depender da sistemática), à exceção de alguns Programas específicos, para os quais se admite o valor mínimo de R$ 10 milhões, como é o caso do: BNDES FUST Crédito Direto, BNDES FUNTTEL Crédito Direto, BNDES Fornecedores SUS, BNDES Mais Inovação para o Norte e Nordeste, Fundo Clima na Modalidade Florestas Nativas e Recursos Hídricos e BNDES FSA Audiovisual.
Mas atenção: o BNDES não reconhece nem credencia consultores (pessoas físicas ou jurídicas) como intermediários para facilitar, agilizar ou aprovar operações de crédito.
Apoio indireto
O cliente deve procurar uma instituição financeira credenciada pelo BNDES (agente financeiro). É importante informar o valor do investimento que pretende realizar, em que itens (gastos) serão aplicados os recursos, a finalidade do investimento e a sua localização. A instituição financeira credenciada informará a documentação necessária, analisará a possibilidade de concessão do crédito e negociará as condições do financiamento e as garantias.
Consulte também o Canal MPME e o Portal de Operações do Cartão BNDES.
Apoio direto
Previamente ao envio da solicitação de apoio direto, é necessário que o cliente possua habilitação junto ao BNDES. Para tanto, é necessário preencher um conjunto de informações no Portal do Cliente.
As solicitações de apoio direto devem ser enviadas ao BNDES através do Portal do Cliente.