Taxa de Longo Prazo - TLP
A taxa de juros final dos contratos será composta pela TLP, pelas remunerações (spreads) do BNDES e do agente financeiro credenciado (no caso de operações indiretas) e pela taxa de risco de crédito (saiba mais sobre a composição da taxa de juros do BNDES).
Confira o histórico da parcela fixa da TLP.
Competitividade da TLP
A TLP não é diretamente comparável à Selic, pois esta é uma taxa de prazo de um dia e que, portanto, varia ao longo de todo o financiamento. A comparação mais adequada é com as taxas de mercado livres de risco dos títulos públicos com os mesmos vencimentos dos financiamentos do BNDES. O gráfico ilustra a competitividade da TLP frente às taxas de juros reais de mercado. Note que a TLP é única para qualquer prazo de operação.
TLP CAP
Ao longo do contrato, a variação do IPCA, que corresponde à parte variável da TLP, é capitalizada, sendo incorporada ao valor do principal da dívida, conforme a periodicidade do contrato. Esta incorporação visa dar maior estabilidade no fluxo de caixa das parcelas do Beneficiário Final.
Segue a planilha apenas para elaboração de simulações (XLSM - 266 kB). Vale ressaltar que a planilha utiliza uma única previsão de inflação para todo o contrato, enquanto a inflação apurada pelo IBGE e utilizada para cobrança dos contratos varia mensalmente. Sendo assim os valores efetivamente cobrados não serão os mesmos contidos na simulação.
Taxa Fixa do BNDES (TFB)
Para micro, pequenas e médias empresas, o BNDES também oferece a possibilidade de o cliente optar pela TFB, a Taxa Fixa do BNDES. A TFB é uma taxa totalmente fixa. Com a TFB, o cliente fica protegido das variações de mercado ao longo de todo o contrato. Conheça a TFB e consulte seu histórico recente.
Mais informações
Público em geral
► Veja os custos financeiros cobrados nos financiamentos do BNDES
► Veja a metodologia de cálculo da TLP
► Leia o manual da TLP (detalhado)
Agentes financeiros
► Simule parcelas do financiamento com TLP