Taxa de juros
A composição da taxa de juros varia de acordo com a forma de apoio.
Para operações indiretas, a taxa de juros final será composta pelo Custo Financeiro, pela Taxa do BNDES (inclui a remuneração do BNDES e a taxa de intermediação financeira) e pela Taxa do Agente Financeiro:
Exemplo:
Custo financeiro = 7% a.a.; Taxa do BNDES = 1,5% a.a.; Taxa do agente = 3% a.a..
Fator Custo Financeiro = 1,07; Fator Taxa do BNDES = 1,015; Fator Taxa do Agente = 1,03.
Taxa de juros = 1,07 x 1,015 x 1,03 - 1 = 11,86% a.a..
Observação: No caso de custo financeiro Selic ou TFBD, a taxa de juros final será a soma do Custo Financeiro, da Taxa do BNDES e da Taxa do Agente Financeiro.
Para operações diretas, a taxa de juros final será composta pelo Custo Financeiro e pela Taxa do BNDES (inclui a remuneração do BNDES e a taxa de risco de crédito):
Exemplo:
Custo financeiro = 7% a.a.; Taxa do BNDES = 5% a.a.
Fator Custo Financeiro = 1,07; Fator Taxa do BNDES = 1,05.
Taxa de juros = 1,07 x 1,05 - 1 = 12,35% a.a..
Custo financeiro
Reflete o custo de captação do BNDES em suas diversas fontes de recursos. Determinado conforme cada produto, linha de financiamento ou programa, podendo se compor por uma ou mais taxas como: TLP, SELIC, taxas indexadas ao IPCA, entre outras. As taxas podem sofrer variações ao longo do contrato de financiamento, gerando atualizações monetárias dos valores contratados.
Saiba mais sobre a composição do custo financeiro do BNDES.
Remuneração BNDES
Reflete a remuneração da atividade do BNDES, cobrindo suas despesas administrativas, operacionais e o risco de crédito incorrido em um financiamento direto.
Taxa de intermediação financeira
Reflete a remuneração para cobrir o risco de crédito perante as instituições financeiras credenciadas.
Remuneração da Instituição Financeira Credenciada
Reflete o risco de crédito assumido pelas instituições financeiras credenciadas nas operações indiretas, bem como a remuneração de suas atividades. A remuneração é determinada em função de critérios próprios da instituição financeira no momento da realização da operação, e seu valor é negociado entre a instituição e o cliente.
Outros encargos
Além das taxas de juros associadas às linhas e programas, existem comissões e encargos que podem ser cobrados pelo BNDES a título de contraprestação por serviços prestados.
Consulte a Tabela de Tarifas do BNDES.
Existe, ainda, uma tarifa cobrada pela não utilização do saldo do financiamento contratado, chamada de Encargo por Compromisso (0,3% incidente sobre o valor do crédito ou saldo não utilizado).