Dúvidas frequentes sobre o processo de habilitação no Portal do Cliente
1. Habilitação – Em que consiste o processo de habilitação?
Para que um novo cliente possa obter apoio financeiro direto do BNDES é preciso estar habilitado.
A fase de Habilitação consiste nas análises cadastral e de risco de crédito do Cliente, podendo a segunda análise ser dispensada quando o cliente optar pela apresentação de carta de fiança bancária ou de garantia de entidades que já possuam limite de crédito para operar diretamente com o BNDES.
A análise de crédito também poderá ser dispensada quando o pleito de apoio do BNDES envolver unicamente recursos não reembolsáveis.
2. Pré-requisitos para habilitação – Quais são os pré-requisitos mínimos necessários para que minha Entidade possa se habilitar junto ao BNDES? Onde consultar?
Consulte os pré-requisitos, bem como, as orientações para o envio do pedido de habilitação aqui.
3. Acesso ao Portal do Cliente – Atendo aos pré-requisitos de Habilitação citados anteriormente, mas não consigo acessar o Portal do Cliente pelo meu navegador. O que fazer?
O Portal do Cliente é um sistema que pode ser acessado pelos navegadores mais utilizados, como Google Chrome, Mozilla Firefox ou Microsoft Edge, porém ele não funciona no Microsoft Internet Explorer.
Lembre-se de manter o seu navegador sempre atualizado. A resolução mínima recomendada é 1024 x 768.
4. Conta GOV.BR - Atendo aos pré-requisitos de Habilitação citados anteriormente, mas não consigo acessar o Portal do Cliente com a minha conta gov.br. O que fazer?
Sempre que acessar o Portal do Cliente, o usuário precisará estar logado na sua conta GOV.BR. É imprescindível que esta conta possua nível PRATA ou OURO. Clientes BRONZE terão que fazer a promoção do seu nível na plataforma gov.br para entrar no Portal do Cliente.
Para mais dúvidas em relação a conta GOV.BR, acesse o nosso folheto.
5. e-CNPJ - Atendo aos pré-requisitos de Habilitação citados anteriormente, mas o meu certificado e-CNPJ não é reconhecido. O que fazer?
Para iniciar o preenchimento do seu processo de habilitação, o usuário precisará estar logado na sua conta Gov.Br e, em seguida, inserir o e-CNPJ da Entidade a ser habilitada.
O Portal do Cliente suporta dois formatos de e-CNPJ: (i) Certificado Digital do tipo A1(e-CNPJ A1), o qual é gerado em software e fica instalado diretamente no computador do usuário; e (ii) Certificado A3 (e-CNPJ A3), o qual é baseado em hardware, seja em token (USB) ou cartão com leitor em conformidade com as normas da ICP-Brasil. Lembrando que é necessário fazer previamente a instalação do certificado no navegador do seu computador.
Em caso de mais dúvidas, entre em contato com o seu fornecedor do e-CNPJ ou acesse o nosso folheto.
6. Redirecionamento Canal MPME – Atendo aos pré-requisitos de Habilitação citados anteriormente, mas ao tentar preencher meu pedido de habilitação, estou sendo redirecionado para o canal indireto (Canal MPME). O que fazer?
É importante que você se certifique realmente quanto ao atendimento dos pré-requisitos mínimos citados para Habilitação, pois com base neles, o BNDES aplica modelos automatizados de estimação de faturamento e de limite de crédito que, em alguns casos, podem indicar o canal indireto para Micro Pequenas e Médias Empresas (Canal MPME) como o mais adequado para a obtenção de apoio do BNDES.
A saber, o Cliente será redirecionado para o Canal MPME quando:
(i) a estimativa da ROB do Grupo Econômico for inferior a R$ 80 milhões;
(ii) a estimativa da ROB do Grupo Econômico estiver entre R$ 80 milhões e R$ 300 milhões, e, neste caso, a estimativa automática de limite de crédito indicar a abertura de limite inferior a R$ 20 milhões.
Desta maneira, caso você atenda aos pré-requisitos de Habilitação e ainda assim esteja sendo redirecionado para o canal indireto, recomendamos os seguintes passos:
(i) Inicie novo processo, e fique atento à tela de GRUPO ECONÔMICO, na qual você deverá incluir todos os CNPJs de empresas pertencentes ao mesmo Grupo, permitindo uma melhor estimativa conjunta do seu faturamento.
(ii) Caso o redirecionamento para os canais indiretos continue ocorrendo, envie, via FaleConosco, as seguintes informações:
- Demonstrações Financeiras combinadas ou consolidadas do Grupo Econômico, referentes ao último exercício social encerrado, contendo Balanço Patrimonial (BP) e Demonstração do Resultado do Exercício (DRE).
- Caso não sejam auditadas, tais demonstrações financeiras deverão ser assinadas digitalmente por Contador e Administrador(es) responsáveis, sendo neste caso, necessário anexar também documento (estatuto social ou outro) que demonstre poderes para o(s) referido(s) Administrador(es).
7. Procuração – Como permitir que um terceiro me represente perante o BNDES durante a habilitação?
Alertamos que o BNDES não credencia, nem indica consultores ou assessores como intermediários para facilitar, agilizar ou aprovar operações com o Banco, nem com as instituições financeiras credenciadas como repassadoras de seus recursos.
Fique atento, pois há consultorias se utilizando do nome, marca, logomarca ou endereço das empresas do Sistema BNDES (BNDES, Finame e BNDESPAR) indevidamente.
O BNDES está empenhado em estabelecer um relacionamento direto e sem intermediários com seu cliente e para isso buscamos agilizar e simplificar continuamente nossos processos.
Entretanto, caso a empresa opte pela eventual contratação de consultoria para auxiliá-la na tramitação do pedido de financiamento, é imprescindível, que ao enviar o pedido de habilitação ao BNDES seja anexada a Procuração assinada digitalmente por responsável pela Cliente.
Além de estar corretamente assinada, a procuração deverá seguir o modelo pré-definido disponível na página inicial do módulo de Habilitação, do Portal do Cliente, e ser anexada na seção “Informações Adicionais”.
Fique atento, caso a procuração não seja anexada, para proteger os dados sigilosos tramitados, o processo será cancelado.
Importante mencionar, que para todos os processos de habilitação, mesmo aqueles conduzidos por consultores, é imprescindível que seja disponibilizado pelo menos um contato de funcionário da Entidade Cliente no Portal, com nome completo, e-mail corporativo e telefone institucional (preferencialmente fixo), sob pena de cancelamento do processo de habilitação.
8. Edição de usuários – Quero consultar os usuários da minha Entidade cadastrados no Portal do Cliente. Quero também editar contatos já cadastrados e inserir novos usuários para acompanhar o meu processo de Habilitação. Como fazer?
O Portal do Cliente permite três tipos de usuário:
1. Usuário Master: Usuário que acessou o Portal e realizou a apresentação do e-CNPJ da empresa. Este perfil permite a criação e a definição do perfil para os demais usuários (papel de ‘usuário gestor’), além de acessar todos os sistemas conectados ao Portal do Cliente.
2. Usuário Gestor: É responsável por criar e gerir os demais usuários, atribuindo o perfil de acesso que cada um poderá ter. O Usuário Gestor só pode ser criado por um Usuário Master.
3. Usuário Padrão: Tem seu perfil atribuído e gerenciado pelo Usuário Gestor ou usuário Master. Não pode conceder acessos a demais usuários.
Fique atento, o usuário que está acompanhando o processo de habilitação, deve ter seu perfil habilitado para este módulo.
Para consultar Usuários:
No processo de Habilitação, no botão “Contatos do Cliente”, é possível consultar os usuários ativos em nome da empresa com perfil para editar o processo de habilitação.
Caso queira consultar o histórico com as edições de contatos feitas em nome do CNPJ em habilitação, basta entrar no Portal do Cliente, Módulo “Gestão do Usuário” e clicar no botão [Histórico de usuários], onde estão registrados todos os movimentos feitos por outros usuários da empresa, tais como: inclusão de usuário, reinicialização de senha e bloqueio e desbloqueio de usuários.
Para criar um novo Usuário:
(apenas Usuários Master e Gestor podem criar novos usuários)
1. Acesse a seção [Gestão de Usuários], onde o Usuário Master verá seu próprio perfil e poderá criar novos usuários.
2. Clique em [+ Novo].
3. Preencha os dados do novo usuário na tela que será exibida.
4. Edite as [Permissões do Usuário] conforme necessário.
5. Marque os perfis que deseja autorizar para o novo usuário. Inicialmente, o usuário é criado sem permissões de acesso.
6. O novo usuário receberá uma mensagem automática por e-mail informando a criação de um usuário no Portal do Cliente.
Para transformar um Usuário em Master:
A plataforma permite que outro usuário de seu cliente, desde que tenha e-CNPJ instalado no navegador, se transforme em Usuário Master.
1. Acesse a seção [Meus dados] no Portal.
2. Clique em [Usuário Master].
3. O sistema solicitará: assinatura dos Termos de Uso do Portal e a Inserção do e-CNPJ.
4. Ao final, clique em [Salvar].
Vale dizer que é imprescindível que seja disponibilizado para qualquer no módulo de "Gestão do Usuário" pelo menos um contato da Cliente, com nome completo, e-mail corporativo e telefone institucional (preferencialmente fixo), sob pena de cancelamento do processo de habilitação que não cumpra com este requisito.
É importante frisar ainda que se qualquer usuário for pessoa externa à empresa, será imprescindível o anexo de procuração nos termos detalhados na pergunta anterior, sob pena de cancelamento do processo de habilitação que não cumpra com este requisito.
9. Reabertura de processo de habilitação – Meu pedido de habilitação foi cancelado ou concluído e gostaria de reabri-lo para continuar o preenchimento. Como fazer?
Prezando pela integridade e atualização das informações prestadas, um processo concluído (ou cancelado) não poderá ser reaberto pelo Cliente. Assim, caso haja interesse em retomar o processo de habilitação, será necessário que um novo pedido de habilitação seja iniciado.
10. Consulta a um processo de habilitação antigo – Meu pedido de habilitação foi cancelado ou concluído. Como consultar informações nele preenchidas?
A conclusão do processo de habilitação pelo BNDES é notificada por e-mail aos usuários cadastrados no Portal do Cliente, contendo link que permite o acesso ao mesmo a qualquer tempo, para efeito apenas de consulta (isto é, sem possibilidade de edição). Para a consulta aos dados, recomendamos recuperar o e-mail de conclusão ou cancelamento do Portal do Cliente e acessar o link que aparece ao fim do texto.
O mesmo vale para processos ainda abertos.
11. Edição de campos no formulário de habilitação – Estou preenchendo o formulário de habilitação e não consigo editar os campos. O que fazer?
O cliente não poderá alterar o formulário/processo, enquanto este estiver sendo analisado pelo BNDES (isto é, com status “Em Análise”). Para que os campos sejam editáveis pelo cliente, o processo deve estar no status “Em Rascunho” ou ter sido devolvido pela equipe do BNDES solicitando mais informações ao cliente (status “Aguardando informações”). O status do processo aparece no campo superior e central da tela do formulário de habilitação.
Cabe dizer que no status “Aguardando informações” é possível que a equipe do BNDES tenha habilitado apenas alguns campos para edição do Cliente. Contudo, neste caso, a seção “Informações Adicionais” (na lateral esquerda) estará sempre desbloqueada para que o cliente possa incluir comentários, solicitações e anexos.
Desta maneira, se o cliente quiser alterar algum campo não editável, o mesmo deve entrar em contato com a equipe do BNDES, que pode ser consultada por meio do botão, “Fale com a equipe do BNDES”.
12. Inclusão de informações adicionais no formulário de habilitação – Quero encaminhar informações, comentários ou arquivos adicionais junto com o processo de habilitação. Onde anexar?
O envio de informações ao BNDES é possível somente enquanto o processo estiver em preenchimento pelo Cliente (status “Em Rascunho”) ou se tiver sido devolvido pela equipe do BNDES (status “Aguardando Informações”), conforme resposta anterior. Nestas hipóteses é possível inserir, no menu lateral a esquerda, na seção “Informações Adicionais”, uma ou mais informações, comentários ou arquivos ao BNDES.
Vale dizer que ao clicar em “Enviar”, abrirá, ainda, uma caixa de texto, onde o Cliente poderá também encaminhar uma mensagem opcional final que será enviada ao BNDES junto com o processo.
Caso o seu processo esteja com o BNDES no status “em análise”, o mesmo não poderá ser editado, sendo necessário que o envio de quaisquer informações, comentários ou arquivos seja feito por meio dos links ou endereços eletrônicos disponíveis no botão “Fale com a Equipe do BNDES”.
13. Autorização SCR – Não estou conseguindo encaminhar a Declaração sobre Processos e Autorização de consulta ao SCR. Como fazer?
Na aba Declaração da Ficha Cadastral de interesse, é possível consultar documento com o passo-a-passo necessário para assinar adequadamente a referida declaração. O link para baixar tal documento em pdf está disponível nas orientações destacadas em amarelo onde se lê: “Em caso de dificuldades no envio da autorização assinada digitalmente, clique aqui.
Dúvidas gerais – Minhas dúvidas não foram esclarecidas. Quem devo procurar?
Caso ainda não tenha protocolado seu pedido de habilitação, entre em contato com a nossa Central de Atendimento, por telefone (0800 702 6337) ou via web (FaleConosco).
Caso já tenha protocolado seu pedido de habilitação, acesse os contatos disponíveis no botão “Fale com a equipe do BNDES” presente no formulário de habilitação. Na hipótese de já ser cliente com operação ativa, acesse diretamente a equipe do BNDES responsável pelo relacionamento com a sua empresa.