Solicitação de financiamento
Conheça a diferença entre o apoio direto e apoio indireto.
Operações Diretas
Para encaminhar sua solicitação de apoio financeiro direto, acesse o Portal do Cliente. Ao protocolar seu projeto, o mesmo será formalmente encaminhado ao BNDES.
O Portal do Cliente também suporta o envio de inscrições em chamadas públicas em andamento pelo BNDES, além de solicitações de apoio ao Patrimônio Cultural e Fundo Amazônia.
Atenção: A partir de dezembro de 2022, o Sistema de Consulta Eletrônica estará desativado para novos protocolos de solicitação de financiamento, que serão recebidos exclusivamente pelo Portal do Cliente. Caso você já tenha protocolado seu projeto Sistema de Consulta Eletrônica, acesse o Protocolo Online (POL) do BNDES para acompanhar seu processo utilizando sua chave de acesso.
Operações indiretas
Para solicitação de apoio na modalidade Indireta Automática (contratada com a intermediação de uma instituição financeira credenciada), as orientações podem ser encontradas na página da linha desejada em nossa seção de Financiamento.
Observação:
Na modalidade Indireta Não-automática, a solicitação de apoio deve ser preenchida e enviada por uma instituição financeira credenciada, e não pelo próprio cliente. Os agentes financeiros que tenham interesse em enviar uma proposta de apoio financeiro indireta não-automática devem enviar um e-mail para protocolo@bndes.gov.br, com o Roteiro Finem Indireto e anexos preenchidos (QUF e Solicitações Setoriais).
Baixe aqui:
Caso o Agente Financeiro já tenha protocolado seu projeto no sistema Consulta Prévia Eletrônica (sistema em desativação), acesse o Protocolo Online (POL) do BNDES para acompanhar seu processo utilizando sua Chave de Acesso.
Em caso de dúvida, entre em contato com a Central de Atendimento do BNDES.