Informações e documentos básicos para o credenciamento no CFI
Para credenciar a empresa como fabricante/fornecedor:
- Fotos atuais das instalações industriais, mostrando sua fachada e a planta de produção com seus funcionários utilizando máquinas e equipamentos;
- Última Escrituração Contábil Fiscal (ECF) emitida pelo SPED da Receita Federal do Brasil ou Extrato do último DAS (Documento de Arrecadação do SIMPLES) transmitido, caso a empresa seja optante do SIMPLES - versão .txt. Em caso de indisponibilidade, encaminhar justificativa.
- Última Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), enviada ao Ministério do Trabalho – versão .txt. Em caso de indisponibilidade, encaminhar justificativa que será avaliada pela equipe de credenciamento.
Para credenciar produtos:
- Foto do produto
- Descrição técnica, compreendendo principais características técnicas (áreas de aplicação, capacidade, potência instalada, tensão de operação, dimensões, etc.)
- Exemplo de fornecimento comprovado por Nota Fiscal (chave eletrônica) ou proposta comercial
- Lista de componentes utilizados, comprovados por Nota Fiscal (chave eletrônica) ou proposta comercial
- Informações sobre a mão-de-obra direta utilizada – Códigos CBO, valores salariais líquidos mensais, jornada mensal (horas), número de horas atribuídas a fabricação (horas para produzir uma unidade do produto)
- Informações sobre serviços subcontratados para fabricação –código ISS, valor, fornecedor e taxa de rateio para uma unidade do produto credenciado.
Durante a análise do pleito de credenciamento, poderá ser solicitada documentação adicional, caso o BNDES julgue necessário.
Orientações sobre digitalização de documentos
Nesta página, estão disponíveis as orientações para a digitalização de documentos que serão encaminhados ao BNDES para o credenciamento de fornecedores de máquinas, equipamentos, sistemas e componentes no CFI do BNDES, condição indispensável para o financiamento à comercialização desses produtos.
Documentos em formato digital são aqueles obtidos através de meio eletrônico: scanner, aplicativos de redação, planilhas eletrônicas, desenho em CAD ou nos formatos PDF e HTM.
Os documentos encaminhados devem estar em uma das seguintes extensões: doc, docx, jpeg, jpg, pdf, png, txt, xml, zip e dec.
- Cada documento ou conjunto de documentos da mesma espécie, deverá ser digitalizado como um único arquivo. Por exemplo, um catálogo de 10 páginas deve ser digitalizado e enviado como um único arquivo de dez páginas, ou seja, não deve ser dividido em dez arquivos de uma página cada.
- Deverá ser observada resolução mínima de 200 dpi e máxima de 300 dpi para cada documento digitalizado.
- Os documentos digitalizados devem, além de respeitar as especificações acima, estar legíveis e sem cortes de digitalização.
- Conjunto de documentos independentes entre si devem ser digitalizados de forma independente e compactados em um único arquivo em formato .ZIP. Por exemplo, as notas fiscais dos componentes devem ser digitalizadas Nota a Nota e compactadas em um único arquivo de formato .ZIP. Obs: Não é permitido colocar arquivos compactados dentro de arquivos compactados.
- O tamanho máximo dos arquivos em CADA CAMPO do Portal CFI é 10 MB, portanto, o tamanho dos arquivos digitalizados isoladamente ou o total de um arquivo compacto não deverá exceder esse tamanho.
Considerações finais
A documentação completa deverá ser enviada, digitalizada, através do Portal CFI.
Na inexistência ou impossibilidade de apresentação de algum dos documentos acima solicitados, a empresa deverá utilizar o campo “Justificativa”, que será analisada pela equipe técnica de credenciamento e, se procedente, poderá substituir o documento em questão.