30 de julho de 2004
Cartão BNDES amplia atuação e financia kits de gás natural veicular
· Iniciativa beneficia as micro, pequenas e médias empresas
O Cartão BNDES vai financiar a aquisição de kits de conversão para gás natural veicular (GNV). A novidade estará em operação na segunda quinzena de agosto, quando serão possíveis as primeiras transações, e irá beneficiar as micro, pequenas e médias empresas. Atualmente, o projeto encontra-se em fase de implantação, com algumas oficinas colaborando nos testes finais, para oferecer os kits GNV por meio do Portal de Operações do BNDES.
Financiamentos do BNDES apoiaram até agora o desenvolvimento de quase toda a cadeia produtiva do petróleo e gás brasileiros. O único elo da cadeia do GNV que ainda não fora diretamente beneficiado pelo Banco era o dos consumidores finais. Com o Cartão BNDES, as empresas terão um crédito ágil para adquirir os equipamentos de conversão para gás natural veicular, o que facilitará o acesso a esse combustível e reduzirá seus custos.
O Cartão BNDES, obtido pela Internet, é um crédito rotativo, pré-aprovado, obtido de forma segura e desburocratizada, cujo limite, de até R$ 50 mil, é concedido pelos bancos emissores, atualmente Banco do Brasil e Bradesco. Com o cartão, as empresas realizam seus investimentos, adquirindo máquinas, equipamentos e outros bens fabricados total ou parcialmente no país, expostos no Portal de Operações do BNDES e vendidos pela ampla rede de fornecedores credenciados.
Para se credenciar como fornecedoras no Portal de Operações do BNDES, as empresas instaladoras do kit GNV deverão, obrigatoriamente, possuir o Certificado de Registro do Instalador (CRI) válido, emitido pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial).
As transações comerciais são realizadas no Portal de Operações do BNDES, onde atualmente 530 fornecedores credenciados oferecem 6.700 produtos. Todas as compras são parceladas em 12 meses, em prestações fixas e iguais, com taxa de juros de 1,39% ao mês, para os investimentos realizados em agosto.
Para divulgar a entrada do kit GNV entre os itens passíveis de financiamento com o Cartão BNDES, serão realizadas palestras durante o mês de agosto junto a diversos órgãos e associações de classe, sindicatos de oficinas, como, por exemplo, o Instituto Brasileiro do Petróleo (IBP), a Associação Brasileira do Gás Natural Veicular (ABGNV) e o Sindicato da Indústria de Reparos de Veículos e Acessórios (Sindirepa).