22 de outubro de 2004
Seminário no BNDES discute APLs como instrumento de desenvolvimento
· Evento será realizado entre os dias 26 e 27 deste mês com a presença de representantes de APLs, do MDIC, de universidades e empresas
O presidente do BNDES, Carlos Lessa, abre nesta terça-feira, dia 26, às 10h, o seminário Arranjos Produtivos Locais como Instrumento de Desenvolvimento, no auditório do BNDES, no Rio de Janeiro. O evento, que tem a duração de dois dias, visa agregar metodologias, formas e instrumentos de intervenção que possam contribuir para a formatação de políticas voltadas ao desenvolvimento regional. Na mesa de abertura do seminário estarão presentes ainda o Secretário de Desenvolvimento da Produção do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Carlos Gastaldoni, e o vice-presidente do BNDES, Darc Costa.
O programa do seminário é constituído por cinco painéis: APL e Desenvolvimento Regional; Governança e Cooperação; Crédito e Instrumentos Financeiros; APL e a Competitividade Econômica; e Cultura Local e Associativismo. Com a participação de representantes de APLs de todo o Brasil, do MDIC, de universidades, empresas e entidades governamentais, serão discutidas questões relacionadas ao apoio dos APLs como forma de contribuir para a promoção de um desenvolvimento regional equilibrado.
Além das apresentações dos painéis, poderão ser apreciados produtos de alguns desses APLs, como calçados de Nova Serrana, frutas do Pará, cerâmica de Mato Grosso do Sul, mel do Maranhão e cachaça de Minas, além de jóias do APL de São José do Rio Preto (SP), cosméticos de Diadema (SP), vinhos do Rio Grande do Sul e redes da Paraíba. Os produtos estarão expostos em dezesseis estandes montados no hall do Centro de Estudos do Banco.
Durante o seminário, será lançado, pelo Sebrae, o livro Sistema Financeiro e as Micro e Pequenas Empresas: Diagnósticos e Perspectivas. A publicação representa o resultado das discussões do Grupo de Trabalho sobre Financiamento e Capitalização da Micro e Pequena Empresa.
A programação completa do seminário está disponível no Portal do BNDES.