29 de setembro de 2006
BNDES aprova financiamento para Livraria Saraiva no valor de R$ 22 milhões
· Expansão da rede vai gerar 370 empregos diretos
A diretoria do BNDES aprovou financiamento no valor de R$ 22 milhões, para a Livraria e Papelaria Saraiva S.A.A operação tem como objetivo a expansão da rede, que terá 11 novas lojas, e a reforma e modernização das 19 já existentes. A livraria pretende também centralizar as operações de logísticas e, com isso, fortalecer a sua posição no mercado livreiro nacional, explorando novas categorias de produtos que apresentem margens brutas atraentes, e que sejam associadas à imagem de cultura, lazer e entretenimento. O projeto de expansão da rede Saraiva criará 370 empregos diretos, ampliando o quadro de pessoal da empresa para cerca de 1.600 empregos.
O Grupo Saraiva foi fundado em 1914 e atua no setor editorial, através da Saraiva S.A. Livreiros Editores, e no segmento de varejo de livros e papelaria, através da Livraria e Papelaria Saraiva S.A.
A Editora Saraiva, empresa de capital aberto desde 1972, é controladora da livraria de mesmo nome, com 99,91% das ações. É líder de mercado na linha editorial jurídica e uma das principais editoras nos segmentos Didático & Paradidático, Economia, Administração e Contabilidade. A editora possui uma rede de distribuição estrategicamente espalhada pelo Brasil, além de comercializar produtos informatizados para a área jurídica através de CD-ROM e de conteúdo jurídico disponível na Internet. A Editora Saraiva possui 13 filiais, dois centros de distribuição e uma gráfica, com capacidade de produção para atender a 40% de suas necessidades.
A Livraria e Papelaria Saraiva S.A é a maior cadeia de livrarias do Brasil em termos de faturamento e foi a pioneira no conceito megastore, no ano de 1996. Este conceito consiste em lojas espaçosas onde o visual é muito valorizado e os serviços visam oferecer atendimento diferenciado aos clientes, e dar especial atenção ao público infantil. A Saraiva tem 31 lojas concentradas na região Sudeste, sendo 15 no formato megastore e 16 lojas tradicionais, possuindo também uma loja virtual (saraiva.com.br) que contribuiu com cerca de 23% do faturamento da empresa em 2005.