BNDES e Vitória (ES) assinam contrato para estruturar concessão da iluminação pública da cidade
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o município de Vitória (ES) assinaram, nesta segunda-feira, 11, contrato para a prestação dos serviços técnicos de estruturação e implementação do projeto de concessão do serviço de iluminação pública da capital capixaba por meio de uma parceria público-privada (PPP).
As atividades que serão desenvolvidas pelo BNDES incluem a realização do diagnóstico da rede, a modelagem e estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental, além da coordenação de todas as etapas e do cronograma. Também caberá ao Banco realizar a interação com potenciais licitantes e públicos interessados, bem como apoiar a realização do leilão, até a assinatura do contrato de concessão com a iniciativa privada.
Vitória ocupa uma área de pouco mais de 97 km² e sua população é de cerca de 370 mil habitantes. O parque de iluminação pública da cidade é formado por 33,5 mil pontos de luz, sendo 68,7% compostos por lâmpadas com tecnologia de vapor de sódio e outras, e 31,3% por lâmpadas LED. Com a PPP, a prefeitura espera modernizar o parque de iluminação pública do município, gerando redução nos custos, trazendo maior segurança aos usuários e valorizando os pontos turísticos, com iluminação cênica.
A Iluminação é importante vetor de desenvolvimento econômico, de valorização dos espaços públicos urbanos. A expectativa é que o projeto seja licitado no final de 2023 e implementado ao longo de 2024.