BNDES Créditos de Carbono
O produto BNDES Créditos de Carbono tem como objetivo regular a realização de aquisições de créditos de carbono via chamadas públicas pelo Sistema BNDES, assim como orientar a gestão destes ativos, a fim de estimular o desenvolvimento de projetos que contribuam para a redução de gases de efeito estufa (dióxido de carbono equivalente/CO2e) da atmosfera.
Os recursos serão aplicados na aquisição de créditos de carbono do mercado voluntário que estejam aderentes aos critérios exigidos pelos principais Padrões de Certificação Voluntários.
Padrão de Certificação Voluntário significa uma série de regras, procedimentos e metodologias geridos por instituição certificadora independente e cujo atendimento permitirá a emissão de créditos de carbono no âmbito do Mercado Voluntário de Carbono.
O que pode ser apoiado
Serão elegíveis para aquisição créditos de carbono gerados a partir de projetos localizados no Brasil e que gerem redução de emissão e/ou remoção comprovada e adicional de gases do efeito estufa (GEE), observado o Edital de cada seleção pública.
Os projetos geradores de crédito de carbono deverão:
- ser integralmente desenvolvidos e implantados em território brasileiro;
- demonstrar, segundo os Padrões de Certificação Voluntários, sua contribuição para remoção e/ou redução de emissões de GEE; e
- gerar créditos de carbono, em conformidade com as disposições previstas nos editais referentes aos editais de seleções Públicas publicados pelo Sistema BNDES.
Chamadas públicas
O BNDES já realizou, como projeto-piloto, a primeira e a segunda chamada pública para compra de crédito de carbono no mercado voluntário.
As próximas chamadas serão divulgadas nesta página.
Veja mais
- Saiba como funciona o mercado de créditos de carbono no Blog do Desenvolvimento.