Chamada Pública para Seleção de Gestor do Fundo de Energia Sustentável
Resultado
A BNDESPAR escolheu a Vinci Partners para ser o gestor do Fundo de Energia Sustentável. A instituição, escolhida por apresentar a melhor nota técnica e comercial conforme o edital de seleção, tem aproximadamente R$ 20 bilhões de ativos sob sua gestão e uma plataforma com mais de 60 clientes institucionais. Possui ainda experiência em análise, gestão e monitoramento de projetos de infraestrutura.
O processo de seleção, iniciado em dezembro de 2016 mobilizou uma série de instituições e permitiu ao BNDES debater sobre novas ideias e produtos para desenvolver o mercado brasileiro de fundos de infraestrutura, os quais serão utilizados pelo Banco em novas iniciativas.
Com a definição do gestor, a BNDESPAR e a Vinci iniciarão o processo de estruturação do fundo, de discussão de regulamento e de oferta de quotas junto aos investidores. O produto deverá ser lançado no segundo semestre de 2017.
O fundo
O Fundo de Energia Sustentável terá como objetivo investir em debêntures incentivadas de projetos de infraestrutura, prioritariamente em ativos relacionados a uma economia de baixo carbono. O Fundo será incentivado nos termos do artigo 3º da Lei 12.431.
O patrimônio do Fundo será de R$ 500 milhões e o prazo de 15 anos. O Fundo poderá contar com participação de até 50% da BNDESPAR como cotista.
Veja também
- Edital Chamada Pública para Seleção de Gestor do Fundo de Energia Sustentável (PDF - 181 kB)
- Roteiro de informações para seleção de Gestor do Fundo de Energia Sustentável (PDF - 149 kB)
- Apresentação Fundo de Energia Sustentável (PDF - 906 kB)
- Apresentação Climate Bonds Initiative (PDF - 4,8 MB)
- Perguntas e respostas - Chamada Pública para Seleção de Gestor do Fundo de Energia Sustentável - Atualizado em 25.01.2017