Legado - BNDES Educação Conectada
A concepção da Iniciativa pretendeu construir um legado que pudesse ser utilizado por outras redes de ensino no processo de implementação de projetos para uso da tecnologia como parte do processo pedagógico.
Este legado mais amplo inclui metodologias, instrumentos, templates, guias, conteúdos formativos, aprendizados (inclusive os produtos da frente de Monitoramento & Avaliação), entre outros.
Veja abaixo os produtos de legado já produzidos até o momento.
Visão |
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Produto | Descrição e link de acesso | Etapa e público-alvo |
Guia dos gestores escolares |
Contém orientações, com sugestões de ações e estratégias, além de materiais de referência e inspirações, para que os gestores das escolas possam desenhar e implementar processos que resultem em impacto na gestão, no ensino e na aprendizagem. |
Diretores de Escola Planejamento e implementação |
Tem um caráter prático de elencar boas práticas observadas na rede para implementação dos projetos. Pode ser utilizado como um guia na implementação de projetos de uso da tecnologia na educação por qualquer rede, que identificará as práticas que poderá assisti-la neste processo. É um dos produtos de M&A, entretanto, considerando seu potencial de uso prático, foi incluído no componente visão. |
Gestores da Secretaria da Educação Implementação |
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Integração dos Indicadores da Teoria da Mudança com PAR e PDDE (sobre a construção dos indicadores) |
Juntamente com a teoria da mudança, foram definidos indicadores de processo, eficácia e efetividade para a realização do monitoramento dos projetos da Iniciativa que também podem ser utilizados no âmbito da Política, se integrados ao PAR e PDDE. |
Gestores da PIEC |
Design Educação Conectada: metodologia de elaboração e acompanhamento de projetos |
Metodologia desenvolvida para ajudar o (a) gestor(a) a cumprir o desafio de implementar o plano de tecnologia educacional considerando a definição e clareza do problema a ser enfrentado, a partir do mapeamento empático dos atores envolvidos, e a exploração e desenvolvimento de soluções que levem em conta os ecossistemas nos quais serão implementadas. Com base no Design Thinking, a metodologia propõe cinco fases totalmente colaborativas para resolução de problemas que possam surgir no processo de implementação do projeto de tecnologia educacional de uma rede: entender, empatizar, cocriar, prototipar e evoluir.
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Gestores da Secretaria da Educação |
Formação |
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Conteúdos dos Planos de Formação de professores e gestores | Com apoio dos parceiros privados, foi contratada empresa para elaboração e aplicação dos planos de formação elaborados pelos projetos. Todo o conteúdo do curso será disponibilizado gratuitamente e poderá ser utilizado pelas redes de ensino com desafios pedagógicos e demanda por formação de competências digitais similares às redes participantes das Iniciativa. |
Gestores da Secretaria da Educação Planejamento |
Guia Prático dos Gestores Educacionais |
O guia orienta as secretarias a desenhar planos de formação continuada de professores para uso pedagógico de tecnologias. |
Gestores da Secretaria da Educação Planejamento |
Metodologia de diagnóstico de competências e construção dos planos de Formação |
Para amparar a elaboração dos planos de formação continuada dos projetos, foram realizados webinários para orientar na aplicação do diagnóstico de competências digitais, o planejamento, a implementação e o acompanhamento das formações. Os webinars gravados poderão ser utilizados, juntos aos template de formação, no processo de planejamento de formação para competências digitais das redes de ensino. |
Gestores da Secretaria da Educação Diagnóstico e planejamento |
Infraestrutura |
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Elaborado para amparar as redes a garantir a conectividade necessária, contém informações sobre como monitorar a qualidade e velocidade da internet, contratar conectividade, quais são os parâmetros de conectividade e como garantir a qualidade adequada por meio da infraestrutura de conectividade. Poderá ser utilizado pelas redes para planejarem, contratarem e acompanharem a conexão de internet nas escolas. |
Gestores da Secretaria da Educação e Diretores de Escola Diagnóstico e implementação |
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Foram desenvolvidos dashboards para acompanhamento dos processos de compras com recursos do projeto e da conectividade nas escolas. A ferramenta poderá ser utilizada por outras redes que careçam de ferramenta unificada de controle dos processos de compra e da conectividade. https://datastudio.google.com/u/0/reporting/0533eced-73da-4e81-a09f-8a9433f87483/page/p_bpeb29p6lc |
Gestores da Secretaria da Educação Monitoramento |
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Recursos Educacionais Digitais |
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Oficinas sobre levantamento de demanda, curadoria, implementação e monitoramento de RED. |
Gestores da Secretaria da Educação Planejamento, Implementação e monitoramento |
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Jornada de Recursos Educacionais Digitais | Documento orientador para jornada para as redes públicas de ensino para seleção, aquisição e disponibilização de recursos educacionais digitais. | Gestores da Secretaria da Educação, Diretores e Professores das escolas |
Monitoramento e Avaliação |
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Processos de Implementação:
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Estudo de caso sobre o processo de implementação
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Gestores da Secretaria da Educação Planejamento, Implementação e monitoramento |
Monitoramento de Resultados:
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Resultados Intermediários
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Gestores da Secretaria da Educação Planejamento, Implementação e monitoramento |
Relatório de Boas práticas de implementação de projetos
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Tem um caráter prático de elencar boas práticas observadas na rede para implementação dos projetos. Pode ser utilizado como um guia na implementação de projetos de uso da tecnologia na educação por qualquer rede, que identificará as práticas que poderá assisti-la neste processo. É um dos produtos de M&A, entretanto, considerando seu potencial de uso prático, foi incluído no componente visão.
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Gestores da Secretaria da Educação Implementação |