O objetivo inicial do BNDES na agenda do hidrogênio de baixo carbono é incentivar no país a produção, armazenamento, transporte, uso e exportação de hidrogênio e produtos derivados. A iniciativa visa à instalação de plantas no país, além de projetos de desenvolvimento tecnológico.
O que é hidrogênio de baixo carbono?
O hidrogênio é um combustível encontrado de forma natural ou produzido de diferentes formas. Seu uso, seja por indústrias ou pelo setor de transporte, por exemplo, não gera emissão de carbono, o que torna possível reduzir as emissões em diversos setores da economia quando produzido de forma limpa.
A produção do hidrogênio de baixo carbono pode ser realizada por meio da energia elétrica oriunda de fontes limpas e renováveis como eólicas e solares, entre outras; pela reforma a vapor do metano (com dispositivos de captura de carbono) e biometano ou por processo de pirólise, e por meio da reforma do etanol.
Armazenado, ele pode ser transportado e posteriormente gerar novamente energia. Além de fonte de energia, o hidrogênio também pode servir como matéria prima para produtos derivados como, por exemplo, amônia para fertilizantes.
Programa BNDES Hidrogênio Verde
O BNDES lançou um programa para incentivar projetos piloto de produção de hidrogênio verde, gerado a partir de energias renováveis, com a combinação de dois instrumentos de apoio: a linha BNDES Finem - Meio Ambiente e o Programa Fundo Clima.
Posteriormente, o Banco irá ampliar seu apoio, incluindo financiamento a grandes plantas capazes não só de abastecer mercado doméstico, mas também de exportar hidrogênio de baixo carbono.
Clique aqui e conheça as condições de apoio
► O que pode ser financiado
Empreendimentos de produção ou utilização de hidrogênio verde, bem como iniciativas de desenvolvimento tecnológico.
Saiba quais equipamentos podem ser financiáveis pelo Banco numa instalação da planta de hidrogênio (PDF - 64 kB).
► Taxa de juros
Taxa de juros = Custo Financeiro + Remuneração do BNDES
A taxa de juros final estimada para o financiamento é equivalente a Taxa de Longo Prazo (TLP), sem remunerações adicionais, considerando a combinação da linha BNDES Finem e do Fundo Clima.
Veja a seguir as condições dos instrumentos de apoio, que serão usados conjuntamente:
Custo financeiro |
Remuneração BNDES |
|
Fundo Clima | 1,0% ao ano | a partir de 1,1% ao ano |
BNDES Finem | TLP ou SELIC | a partir de 1,1% ao ano |
► Participação do BNDES
No Fundo Clima, a participação está limitada a 50% do valor dos investimentos financiáveis ou a R$ 80 milhões, o que for menor.
Na linha BNDES Finem, a participação é de até 80% do valor total do projeto, limitada a 100% dos itens financiáveis.
► Valor de financiamento
Valor mínimo de R$ 10 milhões, sem limite máximo na linha BNDES Finem.
Linhas de Apoio para projetos de Hidrogênio de Baixo Carbono
Conheça todas as condições dos instrumentos do BNDES para apoio aos projetos de hidrogênio de baixo carbono, nas páginas a seguir:
Conhecimento
Evento
|
|
Artigo
|