Gestão de riscos
Por sua natureza transversal, a estrutura de gestão de riscos e controle interno do BNDES compreende diversas unidades e instâncias da Instituição, com destaque para: Conselho de Administração; Comitê de Riscos; Comitê de Auditoria; Diretoria; Colegiados de Gestão de Riscos; Área de Integridade e Compliance; Área de Gestão de Riscos; Área Financeira; e Auditoria Interna.
Veja abaixo como gerimos os principais riscos aos quais estamos expostos e conheça o processo de controle interno que implementamos para mitigá-los.
Risco de crédito
O que é?
Possibilidade de ocorrência de perdas associadas ao não cumprimento pelo tomador ou contraparte de suas respectivas obrigações financeiras nos termos pactuados, à desvalorização de contrato de crédito decorrente da deterioração na classificação de risco do tomador, à redução de ganhos ou remunerações, às vantagens concedidas na renegociação e aos custos de recuperação.
Como gerimos esse risco?
Análise Cadastral e de Risco
- Pesquisa cadastral e elaboração de conceito cadastral a ser apreciado pelo Comitê de Crédito e Operações (CCOp): indica se o interessado poderá operar com o BNDES sem ou com restrições.
- Elaboração e gerenciamento das classificações de risco dos diversos entes que possuem relação com o BNDES.
- Cálculo de limites de exposição por ente.
Gestão das Garantias
- Seleção, constituição, avaliação e registro em sistemas.
- Controle do seguro de bens dados em garantia.
Recuperação de Créditos
Unidade responsável declara curso problemático e encaminha:
- Para a Área de Mercado de Capitais em caso de tentativa de renegociação; ou
- Para o Departamento de Jurídico de Recuperação de Crédito em caso de inviabilidade de renegociação extrajudicial
Monitoramento de Indicadores e Limites
- Indicadores de concentração e inadimplência.
- Limite de exposição ao setor público (45% do patrimônio de referência - PR).
- Limite de exposição por cliente (25% PR).
- Limites setoriais.
Apuração de Requerimento de Capital
- Cálculo da Parcela RWAcpad – requerimento de capital pela abordagem padronizada.
- Apuração de mitigadores de risco de crédito.
- Cálculo gerencial de requerimento de capital por modelos internos.
- Testes de estresse.
Quais as equipes envolvidas?
Conselho de Administração
Aprovar a Política de Gestão de Risco de Crédito
Diretoria
Manifestar-se acerca da proposta de aprovação da Política de Gestão de Risco de Crédito; aprovar os limites máximos de exposição.
Comitê de Riscos e Comitê de Gestão de Risco de Crédito
Discutir e deliberar sobre assuntos relativos à gestão do risco de crédito.
Comitê de Crédito e Operações
Apreciar os pedidos de colaboração financeira submetidos ao BNDES; decidir sobre seu enquadramento nas políticas operacionais; aprovar as classificações de risco e os cadastro de empresas e outras entidades; apreciar limites de crédito.
Área de Gestão de Riscos
Realizar avaliações individuais de empresas, grupos econômicos, entidades do setor público e agentes financeiros para fins de classificação de risco; estabelecer limites de crédito e realizar análise cadastral; gerir garantias reais; realizar análises, implementar controles e desenvolver modelos de gestão de risco de crédito sob a ótica de carteira.
Área de Integridade e Compliance
Avaliar e validar todos os modelos desenvolvidos no âmbito do processo de gestão de risco de crédito, além de sugerir aprimoramentos.
Risco de mercado e liquidez
O que é risco de mercado?
Possibilidade de ocorrência de perdas resultantes da flutuação nos valores de mercado de posições ativas e passivas detidas pela instituição financeira. Inclui o risco de variação do câmbio, das taxas de juros, dos preços de ações e dos preços de mercadorias (commodities).
O que é risco de liquidez?
Possibilidade da instituição não ser capaz de honrar eficientemente suas obrigações esperadas e inesperadas, correntes e futuras, inclusive as decorrentes de vinculação de garantias, sem afetar suas operações diárias e sem incorrer em perdas significativas.
Como gerimos esses riscos?
Gestão do risco de mercado
- Administração de descasamentos entre moedas, taxas e prazos.
- Hedge da carteira.
- Meta para operações com remuneração de mercado.
Gestão de liquidez.
- Manutenção de Caixa Mínimo: reserva mínima de liquidez, de forma a garantir disponibilidade de recursos em volume suficiente para o pagamento das obrigações.
- Reserva de Estabilização de Desembolsos.
- Gestão de prazos do ativo e do passivo
Monitoramento de indicadores de risco de liquidez
- Apuração do Liquidity Coverage Ratio (LCR), do Índice de Caixa Mínimo (ICM) e do Net Stable Funding Ratio (NSFR).
Monitoramento de indicadores de risco de mercado
- Apuração do Valor em Risco (VaR) para carteiras.
- Apuração de testes de estresse.
- Apuração do risco de juros da carteira bancária.
- Apuração de indicadores de capital regulatório.
Quais as equipes envolvidas?
Conselho de Administração
Aprovar as Políticas de Gestão dos Riscos de Mercado e Liquidez.
Diretoria
Manifestar-se acerca da proposta de aprovação das Políticas de Risco de Mercado e Liquidez; aprovar o limite de risco das carteiras gerenciais
Comitê de Assuntos Financeiros
Apreciar temas e medidas com repercussões relevantes sob a ótica financeira, contábil e patrimonial, incluindo o plano de capital da Instituição.
Comitê de Riscos
Discutir e deliberar sobre assuntos relativos à gestão do risco de mercado .
Comitê de Gestão de Risco de Mercado
Avaliar e aprovar as metodologias, estratégias e limites para gestão dos riscos de mercado e de liquidez.
Área de Integridade e Compliance
Validar os modelos desenvolvidos no âmbito do processo de gestão de risco de mercado e liquidez, além de sugerir aprimoramentos.
Área de Gestão de Riscos
Identificar, avaliar e monitorar o risco de mercado e liquidez; calcular as parcelas de requerimento de capital regulatório; construir e aprimorar modelos gerenciais de avaliação de risco da carteira.
Área Financeira
Gerir a carteira de tesouraria e operacionalizar o hedge nas operações de renda fixa e cambiais.
Áreas de Mercado de Capitais
Gerir a carteira de renda variável.
Risco operacional e controles internos
O que é?
Risco operacional é a possibilidade de ocorrência de perdas resultantes de eventos externos ou de falha, deficiência ou inadequação de processos internos, pessoas ou sistemas. O risco operacional abrange, por exemplo, o risco legal e o risco cibernético. Controles internos são as atividades de controle executadas em todos os níveis da Instituição, desenvolvidas para mitigar riscos e proporcionar segurança razoável quanto à eficiência e eficácia de suas atividades, confiabilidade da divulgação de informações e conformidade.
Como fazemos?
Identificação e avaliação dos riscos operacionais
- Definição e aplicação da abordagem para identificação, avaliação, monitoramento, controle e mitigação dos riscos operacionais em conjunto com os gestores.
- Documentação dos riscos identificados e reporte aos colegiados pertinentes.
Base de dados de eventos de risco operacional
- Captura, monitoramento e análise de perdas operacionais e demais efeitos dos eventos de risco operacional.
- Análise dos dados históricos de perdas através da utilização de modelos estatísticos.
- Manutenção das bases de dados.
Apuração de requerimento de capital
- Cálculo do capital regulamentar referente ao risco operacional.
Implementação do Sistema de Gestão de Continuidade de Negócios
- Desenvolvimento de Planos de Continuidade de Negócios para os processos críticos.
- Atualização periódica e teste dos planos desenvolvidos.
- Aprimoramento contínuo da estrutura de gerenciamento de incidentes.
Avaliações de controles internos
- Identificação e avaliação de controles quanto ao seu desenho.
- Análise de segregação de funções a fim de evitar potenciais conflitos de interesse em processos e atividades.
Cultura de gestão de risco e controle interno
- Execução de ações de comunicação e treinamento para disseminar e intensificar a cultura de gestão de riscos, controle interno, continuidade de negócios, conformidade e integridade na Instituição.
- Gestão do Programa de Agentes de Conformidade - interlocutores de controle interno, conformidade, integridade e gestão de riscos nomeados em cada unidade do Banco.
Quais as equipes envolvidas?
Conselho de Administração
Aprovar e revisar, periodicamente, as políticas de gestão de riscos, determinando a implantação e supervisionando os sistemas de gestão de riscos e de controle interno estabelecidos para a prevenção e mitigação dos principais riscos a que está exposta a empresa estatal.
Diretoria
Manifestar-se acerca da proposta de aprovação das políticas de gestão de riscos; implementar uma estrutura de controle interno efetiva mediante a definição de atividades de controle para todos os níveis de negócio da Instituição.
Comitê de Riscos
Analisar o ambiente de riscos do Sistema BNDES, mediante informações produzidas pela Área de Integridade e Compliance.
Comitê de Auditoria
Supervisionar as atividades desenvolvidas nas áreas de controle interno; avaliar e monitorar exposições de risco.
Comitê de Gestão de Risco Operacional, Controle Interno e Integridade
Avaliar as estratégias e as metodologias para gestão de risco operacional, controle interno e continuidade de negócios.
Área de Integridade e Compliance
Desenvolver e gerir metodologias de gestão de risco operacional, controle interno e continuidade de negócios; elaborar relatórios periódicos e disseminar a cultura sobre estes temas.
Auditoria Interna
Avaliar de forma objetiva a integridade e adequação do sistema de controle interno, da gestão de riscos e da governança corporativa.
Gestores
Avaliar continuamente seus processos de trabalho, visando identificar, analisar, avaliar, tratar e monitorar os riscos associados; implementar os controles necessários à adequada mitigação dos respectivos riscos operacionais e de continuidade de negócios.
Veja também
- Ética e Compliance
- Relatório de Gerenciamento de Riscos
- Política Corporativa de Proteção de Dados (PDF - 234 KB)
- Política Corporativa de Segurança da Informação do Sistema BNDES – Resumo (PDF - 351 kB)
- Política Corporativa de Segurança da Informação do Sistema BNDES (PCSI) (PDF - 10,4 mB)
- Política Corporativa de Gestão de Continuidade de Negócios do Sistema BNDES (PGCN) (PDF - 95 kB)
- Política Corporativa de Gestão de Risco Operacional (PRO) (PDF - 903 kB)
- Política Corporativa de Barreiras de Informação do Sistema BNDES (PCBI) (PDF - 545 kB)
- Política Corporativa de Controle de Conflitos de Interesses do Sistema BNDES (PCCI) (PDF - 4,1 mB)