Conformidade
Conformidade diz respeito ao cumprimento de acordos e de normas, tanto internas quanto externas. Inserido em um dos setores mais regulados da economia, o BNDES tem como desafio se manter em linha com as obrigações emanadas dos diversos órgãos de controle e gestão.
Por ser uma instituição financeira, o BNDES se submete às normas do Conselho Monetário Nacional, Banco Central do Brasil (Bacen) e Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Como banco público, está sujeito ao controle do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Controladoria-Geral da União (CGU).
Além disso, como empresa pública, o Banco deve estar atento à legislação em geral – oriunda do Congresso Nacional, da Presidência da República, dos diversos Ministérios, da Receita Federal, das agências reguladoras, entre outros.
Entre nossas rotinas de conformidade, apresentadas no Programa de Conformidade, estão:
- avaliação diária das proposições do Congresso Nacional;
- acompanhamento da emissão de normas externas e das audiências públicas instauradas pelo Bacen e CVM; e
- participação em diversos fóruns setoriais, comissões e comitês de Ministérios.
A essas práticas, somam-se os trabalhos de Gestão de Riscos e de Auditoria Interna, esta última vinculada diretamente ao Conselho de Administração, atuando de forma independente para avaliar a eficiência e eficácia das atividades de conformidade.