Concurso público BNDES 2024 - Perguntas frequentes
EDITAL
a) Onde são publicadas as informações sobre a Seleção Pública para o BNDES?
Todas as informações sobre a Seleção Pública para o BNDES são divulgadas no Diário Oficial da União, em jornais de grande circulação e no Portal do BNDES, em: https://www.bndes.gov.br/wps/portal/site/home/quem-somos/trabalhar-no-bndes/.
b) Como posso saber se minha formação me habilita a concorrer em determinada ênfase?
No item 2 do Edital No 01/2024, o(a) candidato(a) poderá consultar as ênfases para as quais haverá provimento de vagas e formação de cadastro de reserva. No mesmo item, são informados os Requisitos Básicos de cada ênfase.
A descrição sumária das atividades referentes a cada ênfase poderá ser consultada no Caderno de Ênfases, anexo ao Novo Plano de Cargos e Salários (NPCS), a partir da página 9, disponível no endereço:
c) Onde serão aplicadas as provas do próximo concurso?
As provas para o concurso do BNDES serão aplicadas em todas as capitais estaduais e no Distrito Federal, conforme item 1.2 do Edital No 01/2024.
CARGOS E VAGAS
a) Quais cargos e ênfases são ofertados na Seleção Pública 2024?
O concurso será para o cargo de ANALISTA, nível superior, nas seguintes ênfases: Administração, Análise de Sistemas - Desenvolvimento, Análise de Sistemas - Suporte, Análise de Sistemas - Cibersegurança, Arquitetura-Urbanismo, Arquivologia Digital, Ciências Contábeis, Ciência de Dados, Comunicação Social, Direito, Economia, Engenharia e Psicologia Organizacional.
Não haverá vagas para o segmento de Nível Médio.
b) Há alguma ênfase na qual profissional com qualquer formação de Nível Superior poderá concorrer?
Sim, a ênfase em Ciência de Dados poderá ser ocupada por profissional com qualquer formação de Nível Superior.
c) Qual será a quantidade de vagas de cada ênfase?
No Anexo I do Edital No 01/2024, o(a) candidato(a) poderá consultar as vagas oferecidas e o cadastro de reserva para cada ênfase.
d) Quantas aposentadorias estão previstas para os próximos anos?
Os(As) empregados(as) do BNDES são regidos(as) pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), desta forma, cada empregado(a) requer sua aposentadoria junto ao INSS, não sendo possível prever o número de empregados(as) que irão solicitar aposentadoria nos próximos anos.
SALÁRIO E BENEFÍCIOS
a) Qual será o salário inicial para profissional de nível superior?
O salário inicial para profissional de nível superior será de R$ 20.900,00 (vinte mil e novecentos reais), conforme informado no item 2.1 do Edital No 01/2024.
b) Quais benefícios serão oferecidos?
Conforme item 2.1 do Edital No 01/2024, além dos benefícios legais, os(as) candidatos(as) admitidos(as)farão jus à percepção das seguintes vantagens, na forma dos normativos vigentes: (a) Possibilidade de ascensão de carreira de acordo com o plano de cargos e salários vigente à época da admissão e conforme desempenho do(a) empregado(a); (b) Benefício de assistência à saúde; (c) Assistência Educacional (auxílio babá, creche e ensinos fundamental e médio); (d) Plano de previdência complementar, bem como demais vantagens estabelecidas por normas complementares específicas vigentes à época da contratação.
HORÁRIO, LOCAL E REGIME DE TRABALHO
a) O novo concurso disponibilizará vagas para quais localidades?
Os novos empregados serão alocados em qualquer cidade onde haja sede ou escritório do BNDES, no interesse exclusivo deste, podendo o(a) contratado(a) posteriormente ser transferido(a) para qualquer outra localidade, de acordo com as necessidades de serviço e no interesse da Administração.
b) Há regime de teletrabalho no BNDES? Os(As) novos(as) empregados(as) poderão aderir?
Os(As) atuais empregados(as) do BNDES podem, desde que haja compatibilidade das atividades de trabalho e do perfil do(a) empregado(a), aderir ao Programa Piloto de Trabalho Híbrido, sendo possível trabalhar remotamente até 2 (dois) dias na semana. Para os(as) empregados(as) que sejam pessoas com deficiência (PcD) ou responsáveis por PcD, é possível o trabalho remoto por até 15 (quinze) dias por mês. No entanto, a continuidade do Programa, nos termos atuais, é prerrogativa da Diretoria Executiva do BNDES, que pode alterá-lo ou revogá-lo, a qualquer tempo, conforme juízo de conveniência ou oportunidade.
c) Os(As) novos(as) empregados(as) poderão aderir ao regime de teletrabalho?
Durante o primeiro ano de trabalho, durante o Período de Acompanhamento, as condições de trabalho remoto para os(as) novos(as) empregados(as) serão específicas, no entanto o detalhamento das regras ainda está em fase de estudos.
d) No caso de trabalho remoto, há possibilidade de morar em local diferente da lotação?
O Programa Piloto de Trabalho Híbrido, atualmente em vigor, não permite que o(a) empregado(a) exerça suas atividades de forma 100% remota. Desta forma, o(a) empregado(a) não deve morar longe de seu local de trabalho.
e) Qual a jornada de trabalho no BNDES? Há sistema de banco de horas?
A jornada de trabalho no BNDES é de 35 (trinta e cinco) horas semanais. Há banco de horas regulado por Acordo de Jornada de Trabalho e normativos internos.
OUTROS ASSUNTOS
a) Qual será a distribuição de cotas para o próximo concurso?
Serão reservadas 30% (trinta por cento) das vagas para pessoas negras e 15% (quinze por cento) das vagas para pessoas com deficiência (PcD). A majoração do percentual destinado a PcD ocorreu após tratativas para celebração de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público Federal.
b) O concurso para o BNDES incluirá vagas específicas para pessoas com deficiência intelectual, entre as vagas para PcD?
A legislação define quais deficiências são elegíveis para concorrer às vagas reservadas a pessoas com deficiência em concursos públicos, inclusive abrangendo as deficiências mentais/intelectuais. Não existe disposição legal que estabeleça ou permita a criação de cotas específicas para cada tipo de deficiência.
Acompanhe as informações sobre o concurso na Página da Cesgranrio e no Portal do BNDES, em: https://www.bndes.gov.br/wps/portal/site/home/quem-somos/trabalhar-no-bndes/.