Consulta pública - Abertura de bases de dados do BNDES
O BNDES abriu, em novembro de 2019, uma consulta pública para que os cidadãos manifestassem o interesse pelo acesso a 56 bases de dados inventariadas do Banco, influenciando na priorização dessas bases para abertura no primeiro Plano de Dados Abertos (PDA) da instituição.
O resultado da consulta pública foi combinado com outros critérios para a priorização das bases de dados que fazem parte do PDA, tais como:
- índice de procura de informações no portal do BNDES na internet;
- grau de complexidade técnica para abertura das bases;
- demonstração de resultados diretos e efetivos dos serviços prestados pelo Banco;
- estímulo ao controle social; entre outros.
A consulta pública ficou disponível até 31.01.2020.
O que são dados abertos?
São dados acessíveis ao público, estruturados em formato aberto, processáveis por máquina, referenciados na internet e disponibilizados sob licença aberta que permita sua livre utilização, consumo ou cruzamento, limitando-se a creditar a autoria ou a fonte*, visando o aumento da transparência e maior participação por parte do cidadão, além de possibilitar a geração de diversas aplicações desenvolvidas colaborativamente pela sociedade.
* Referência: item III, do art. 2º do Decreto nº 8.777, de 11.05.2016.
Planos de Dados Abertos (2021-2023)
Em abril de 2021, o BNDES lançou o seu primeiro Plano de Dados Abertos, que define o universo de bases de dados a ser aberto até fevereiro de 2023, o cronograma e a governança para sua implantação e a frequência de atualização das informações.
Conheça o Plano de Dados Abertos do BNDES.
Por que o BNDES abriu a consulta pública?
A adesão do BNDES à iniciativa de abertura dos dados é uma das 10 ações da Campanha BNDES Aberto, lançada em 14 de novembro de 2019. O BNDES Aberto é uma ação coordenada para aperfeiçoar a transparência e a efetividade da atuação do banco, assim como práticas e processos de gestão. Conheça o hotsite especial da campanha.
A Política Nacional de Dados Abertos do Governo Federal foi regulamentada pelo Decreto nº 8.777/2016 e Resolução nº 03 do Comitê Gestor da Infraestrutura Nacional de Dados Abertos (CGINDA).